Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5da2a2ba0e8825e44b2371d2
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

MODERNIZAÇÃO E COMPETITIVIDADE ENTRE SISTEMAS NA PRODUÇÃO DE LEITE 

Otto G. Konzen

Downloads: 1
Views: 1155

Resumo

O trabalho dedica-se, basicamente, a duas questões: a) Por que pequenos produtores rurais permanecem nas suas atividades, operando o seu trabalho a uma remuneração inferior ao custo de oportunidade?; b) Por que esses agricultores mantêm métodos de produção pouco tecnificados, quando a inovação tecnológica aumentaria a produtividade dos seus fatores de produção? Os resultados da análise assinalam que o pequeno produtor, ao objetivar aumento da sua renda familiar, pode alcançar melhor tal objetivo, optando por métodos de produção que lhe proporcionam maior emprego da mão-de-obra de que dispõe, em vez de recorrer a tecnologia mais avançada, que, para aumentos na renda familiar, pode requerer investimentos acima das possibilidades do agricultor. 

Palavras-chave

Competitividade, pequenos produtores, produção de leite.

Referências

CIPRANDI, Olívio e FERT NETO, João, As Perspectivas da Pequena Produção Familiar na Agricultura; Revista Ciência Rural, Vol.l, p.135-141; Santa Maria, 1996.

EMATER/PR - FAEP - IAPAR - OCEPAR - SEAB: Sistema de acompanhamento do custo de produção de leite no Paraná; Curitiba, PR, 1996.

FIBGE, - Censos Agropecuários de 1980 e 1985.

FIBGE: Pesquisa da Pecuária Municipal, RS, 1990 e 1993.

KONZEN, Otto G. e SCHUCK, José H.: Aspectos Teóricos da Contabilidade Aplicada à Análise Agrícola; ln: Anais do II Seminário de Administração Rural: Concórdia, 01 a 04/12/1992; - Florianópolis, 1993.

LAUSCHNER, Roque, et alii: Diagnóstico da produção de leite no Rio Grande do Sul e opções para o seu desenvolvimento; Relatório final de pesquisa; CEDOPE/UNISINOS; São Leopoldo, 1997 (não publicado).

MASUTTI, Vilson, J.: Estudo das relações entre custos, tecnologia, nível de produção e escala de exploração, na pecuária de leite, S. Ângelo, RS;,. Tese de Mestrado em Econ. Rural; IEPE/UFRGS, 1989.

FELLINI, Tiago: Estrutura de custos da cadeia produtiva de leite na Região Sul do Brasil; Tese de Mestrado em Econ. Rural; IEPE/UFRGS, 1995.

TESTA, Vilson M. et alii: O desenvolvimento susatentável do Oeste Catarinense (Proposta para discussão); EPAGRI- Empresa de pesquisa agropecuária e extensão Rural de Santa Catarina; Florianópolis, 1996.

VEIGA, J. E., O Desenvolvimento Agrícola: Uma Visão Histórica. São Paulo, Hucitec, 1991, 219 p.

5da2a2ba0e8825e44b2371d2 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections