Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5e879b810e88258733a14d48
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

ESTUDO DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DE HORTIFRUTIGRANJEIROS E CEREAIS EM MARINGÁ

ANTÔNIO GOMES DE ASSUMPÇÃO; LAUDENIR APARECIDO GALINA; MASSACHIASSAKAWA; REINALDO CONSONl

Downloads: 0
Views: 759

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de estudar a formação e o comportamento de preços de hortifrutigranjeiros e cereais, no mercado maringaense, através do aprofundamento dos estudos das estruturas e organização deste mercado, dos fluxos e margens de comercialização, da sazonalidade na oferta e da classificação e padronização. Foram estudados 34 produtos classificados nos grupos de cereais, hortaliças, frutas e granjeiros. Os dados utilizados foram coletados junto a órgãos oficiais e, através de pesquisa de campo, junto a produtores, atacadistas, varejistas e consumidores. Dentre as principais conclusões da pesquisa, destacam-se: a importância do setor de comercialização, principalmente do segmento atacadista, na formação de preços; o mercado que, na aparência, apresenta-se como competitivo, em condições de concorrência perfeita, na essência, revela grande número de característica de competição imperfeita, próximas às do oligopólio, especialmente no segmento atacadista; o varejo é um segmento pulverizado e competitivo.

Referências

ARAÚJO, P AULO F. & SCHUH, G. EDW ARD. Desenvolvimento da agricultura - estudos de casos. São Paulo,,Pioneira, 1983.

FELDENS, ARAY M. Formação de preços agrícolas ao nível vare- jista. IEPE/UFRGS, Porto Alegre, s/data. Mimeografado.

HOFFMANN, RODOLFO et allii. Administração da empresa agrícola. São Paulo, Pioneira, 1984.

IAPARDES - Fundação Édson Vieira. Abastecimento alimentar básico: foma,s e fontes de suprimentos - resultados finais. Curitiba, julho/1985.

- . A compra de alimentos em Curitiba pela população de baixa ren- da. Curitiba, agosto'l984.

- . Abastecimento alimentar básico: formas e fontes de abastecimento. Os ·supermercados da cidade de Curitiba. Tipificação, infra-estrutura e operação. Curitiba, janeiro/1984.

- . Principais equipamentos do sistema de comercialização varejista de alimentos em Curitiba -'- descrição dos resultados finais. Curitiba, 1985.

SAYAD, JOÃO & HOLANDA FILHO, SERGIO BUARQUE DE. Comer- cialização de produtos agrícolas e indústria de alimentos: estru- tura de mercado e formação de preços. São Paulo, FIPE/Ministério da Agricultura, abril/1979.

UENO, LIPIA H. O deslocamento do cinturão verde de São Paulo no período de 1973 a 1980. Dissertação de Mestrado. Piracicaba, ESALQ/USP , junho, 1985.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Comercialização e formação de preços. Campinas, convênio INCRA/UNICAMP, 1978.


Submetido em:
22/09/1989

Aceito em:
12/12/1989

5e879b810e88258733a14d48 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections