Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5e93686e0e88257c1bdafd06
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

ANÁLISE ECONÔMICA DA RECRIA DE BEZERRAS EM PASTAGEM NATIVA COM BANCO DE PROTEÍNA

NEUSA ALICE DOS SANTOS; ORFEO A.D. AFFIN; JOSÉ LUIS F. ZOBY; EUCLIDES KORNELIUS

Downloads: 1
Views: 791

Resumo

A carência de pastagem na época seca é um dos mais sérios problemas da atividade pecuária nos cerrados. Pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisas Agropecuária dos Cerrados (CPAC) determinaram que é possível amenizar a perda de peso dos animais com o uso de banco de proteína de leucena (na época chuvosa) e estilosantes (na época seca). O sistema proposto, compa- rado ao sistema tradicional, proporcionou um ganho de peso de aproximadamente 85 kg/animal, em 18 meses, na fase de recrita de fêmeas de reposição. Este trabalho visa a analisar, do ponto de vista econômico, algumas vantagens de suplementar pasto nativo com banco de proteínl!. São con- siderados dois aspectos: 1. suplementação de forragem, cuja comparação é feita entre o uso de ban- co de proteína e de torta-de algodão; 2. produção de carne em pé, no sistema tradicional (pasto nativo) e no sistema proposto (pasto nativo + banco de proteína).

Palavras-chave

microeconomia, pecuária de corte, banco de proteína.

Referências

MARTINEZ, J.C. Desarrollando tecnologia apropriada a las circunstancias dei productor: el enfoque restringido de sistemas de producción. CIMMYT, 1981. 27p. NORONHA, J.F. Projetos agropecuários: administração financeira, orçamento e viabilidade econômica. 2.ed., São Paulo: Atlas, 1987. 269p.

SCHULTZ, T.W. Modernización de la agricultura. Madrid: Aguilar, 1968. 18lp.

SIMPSON, J.R. Como utilizar el processo pressupuestal en el analisis de sistemas de pro- ducción de forajes tropicales. ln: WORLD Animal Production, vol. 1. Texas: Lang Printing, Incorporated, 1989. p.138-156.

ZOBY, J.L.F.; KORNELIUS, E.; SAUERESSIG, M.G. Banco de proteína na recria de fêmeas recriadas em pastagem nativa de cerrado. PAB, 1989. (no prelo).

ZOBY, J.L.F.; KORNELIUS, E.; SAUERESSIG, M.G. Pastagens nativas melhoradas e cultivadas em área de cerrados na recria de fêmeas de reposição. ln: EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Relatório Técnico Anual do Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados. Brasília, DF: 1987. p.404-8.


Submetido em:
06/11/1989

Aceito em:
25/06/1993

5e93686e0e88257c1bdafd06 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections