Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d06ab460e88257b40f70b6d
Revista de Economia e Sociologia Rural
Palestra

ASPECTOS DA COMERCIALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS SOBRE OS PREÇOS E RENDAS AGRÍCOLAS

Geraldo Sant'Ana de C. Barros; Lázaro E. Xavier

Downloads: 2
Views: 888

Resumo

O presente trabalho possui dois objetivos gerais, que são: a) analisar, a diferentes graus de profundidade, os efeitos que o setor de comercialização exerce sobre os preços, rendas e abastecimento de alimentos para o mercado interno; b) analisar os impactos de algumas medidas políticas voltadas para o setor de comercialização sobre as mesmas variáveis. Através do primeiro objetivo, pretende-se analisar os possíveis determinantes das variações em preços e rendas. Isso será feito mediante análise de um modelo teórico envolvendo o setor de comercialização. As conclusões advindas dessa análise permitirão, então, uma avaliação dos impactos de políticas voltadas para a comercialização sobre as variações em preços e rendas. Ambos os objetivos considerarão, explicitamente, o efeito do grau de competitividade nos mercados considerados.

Palavras-chave

comercialização, preços agrícolas, rendas agrícolas

Referências

1. BRONFENBRENNER, M. Income Distribution Theory. Aldine Atherton, lnc. Chicago, Illinois, 1971.

2. GA R DN E R, B. L. The farm-retail price spread in a Competitive industry. American Journal of Agricultural Economics. 57-3:399-409, 1975.

3. JOHNSON, N. e S. KOTZ. Distributions in Statistics. Continuous Multivariate Distribution. John Wiley and Sons, New York, New York, 1972.

4. STIGLE R, G. S. The Theory of Price. The MacMillan Company, New York, New York, 1966.

5. S. TOMEK, W. G. e ROBINSON, K. L. Agricultural Product Prices. Cornell University Press, Ithaca, New York, 1972.

6. XAVIE R, L. E. "Efeitos da Falta de Concorrência na Comercialização sobre os Preços e Rendas Agrícolas". Piracicaba, DESRJESALQ/USP, 1979. (Tese de mestrado a ser publicada).

5d06ab460e88257b40f70b6d resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections