Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/instructions
Revista de Economia e Sociologia Rural

Instruções e Políticas

 

Política Editorial

Para ter acesso a política editorial da RESR, bem como, ao regulamento acerca das edições especiais, submissão de textos de debate e resenhas bibliográficas clique no link: Política Editorial

 

Normas de submissão

Leia atentamente as Normas de Submissão a seguir antes de submeter seu artigo. E, em caso de dúvidas ou problemas de submissão, entre em contato: revista.sober@gmail.com

As submissões de artigos à RERS devem ser realizadas em formato eletrônico por meio do Sistema Scielo no link ao final desta página. Não serão aceitos artigos impressos.

Os manuscritos submetidos à revista devem obedecer a todos os requisitos abaixo. Caso contrário, serão rejeitados em primeira instância. 

  1. A Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) aceita artigos originais, escritos em português, inglês ou espanhol, de natureza científica sobre assuntos relacionados à agricultura, à agroindústria e a questões rurais. Artigos de áreas ou escopo diferentes terão sua pertinência julgada pela Editoria.

  2. Para garantir o anonimato no processo de avaliação do artigo o(s) autor(es) não deve(m) se identificar no texto e deve (m) evitar citações sobre sua instituição ou textos já publicados. Solicitamos aos mesmos que evitem o envio de arquivos que tenham identificação de instituição e do(s) autor(es) no campo propriedades. A identificação, titulação e filiação institucional do(s) autor(es) serão preenchidas em campo próprio no site da revista e só será acessível ao mesmo e à Editoria da RESR.

  3. Cada texto poderá ter, no máximo 5 (cinco) autores.

  4. Os autores têm direito de submeter à RESR até 2 (dois) artigos por ano, seja como primeiro autor ou como co-autor. A submissão de um terceiro artigo submetido pelo mesmo autor será automaticamente cancelada.

  5. Os trabalhos recebidos serão analisados pela Equipe Editorial, que se reserva o direito de definir se os mesmos estão de acordo com o perfil da revista. Em caso negativo, os autores serão informados da decisão tomada via e-mail. Em caso positivo, os autores serão notificados do recebimento por e-mail, e o trabalho será enviado para dois consultores externos, no sistema de "Blind Review". Em caso de pareceres conflitantes, a Editoria julgará a conveniência ou não da publicação, podendo consultar o Conselho Editorial. Em todos os casos, a decisão será informada eletronicamente aos autores, com uma súmula das avaliações dos consultores.

  6. Os artigos devem conter: Título (máximo de 17 palavras), Resumo e Abstract (máximo de 200 palavras), palavras-chaves e Sistema de Classificação do Journal of Economic Literature (JEL) - em caso de dúvida, acesse o link: https://www.aeaweb.org/econlit/jelCodes.php. Também devem conter título, resumo e palavras-chaves em um segundo edioma - por exemplo: se o artigo está em inglês, deve trazer os dados também em espanhol ou português. Além disso, se possível, os artigos também devem conter: Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências. O artigo deve estar no formato eletrônico exlcusivamente em doc ou docx e não deve estar protegido. Arquivos fora deste formato serão recusados e os autores deverão inciar um novo processo de submissão.

  7. O texto deve ser feito em espaço simples, incluindo Notas de Rodapé, Tabelas, Referências Bibliográficas e Anexos, e deve ser formatado, preferencialmente, em folha tipo A4, com margem mínima de 2,5 centímetros e fonte tamanho 12 (Times New Roman). A RESR não aceitará artigos para serem avaliados ou publicados com mais de 20 páginas em espaço simples.

  8. As tabelas, quadros, figuras e gráficos do texto devem ser enviados no mesmo arquivo do manuscrito, com resolução acima de 300dpis compondo o conjunto que irá contabilizar o limite máximo de 20 páginas em espaço simples. As figuras serão editadas no padrão da revista quando da possível publicação.

  9. O(s) autor(es) deve(m) citar as fontes dos dados e dos modelos utilizados e detalhar os procedimentos metodológicos e de estimação adotados. As Notas de Rodapé devem ser numeradas, consecutivamente, ao longo do texto e utilizadas apenas quando efetivamente necessárias. As Referências Bibliográficas devem seguir as normas adotadas pela APA (American Psychological Association) e listadas, em ordem alfabética, ao final do artigo. Devem ser incluídas apenas as referências citadas no artigo.

  10. Os autores devem encaminhar uma carta à editoria da RESR, detalhando se o texto é derivado de um estudo de graduação, de trabalho de mestrado ou doutorado, de projeto de pesquisa de um grupo de pesquisa, entre outras possibilidades. Deve-se detalhar também as fontes de financiamento, equipe de pesquisa e coordenação, vigência do projeto e se existem versões preliminares publicadas em eventos científicos. Nesta carta, deve constar a ASSINATURA eletrônica ou escaneada de TODOS os autores. A carta deve ser encaminhada por meio do sistema online, como “Documento Suplementar”. 

  11. As idéias e opiniões emitidas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões do editor e/ou da SOBER.

  12. CADASTRO NO ORCID

    • Como forma de padronização de autoria, o Comitê da RESR tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no ato da submissão. Após a primeira análise, antes de encaminharmos para avaliação, os manuscritos que não tiverem no sistema o ORCID informado, serão notificados para a inclusão do registro do identificador.

    • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço: https://orcid.org/register.

    • Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://" no seu cadastro - sem o "s" do "http" -, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro. É obrigatório o registro ORCID de todos os autores.

13. Pagamento de taxas

13.1 Todos os artigos devem pagar a taxa de tramitação no valor de R$ 100,00/paper, no ato da submissão, e o compjrovante de pagamento deve ser incluído no sistema Scielo. Artigos reencaminhados (com decisão de Reject and Ressubmit) devem pagar a taxa de tramitação novamente. Artigos arquivados por decurso de prazo não terão a taxa de tramitação reembolsada. 

O pagamento da taxa de tramitação deve ser paga via Boleto ou Cartão de Crédito e qualquer informação desse link pode ser esclarescida com o setor financeiro: financeiro@editoracubo.com.br

13.2 Caso o artigo seja aprovado, o autor deve pagar a taxa de publicação (internacionalmente conhecida por article processing charges, APC) no valor de R$ 600,00 por artigo.

O pagamento da taxa de publicação somente acontecerá depois que os autores receberem a carta de aceite, em link privado e no momento do processamento do artigo.

14 – PREPRINT

Os autores podem submeter manuscritos ao SciELO Preprints antes ou em paralelo à submissão à revista RESR. O preprint não conta com revisão por pares formalizada no servidor de preprint em acesso aberto operado pelo Programa SciELO. Nesses casos, o manuscrito é carregado automaticamente se atender os critérios básicos de seleção ou se for aprovado após avaliação básica pelos editores da área do manuscrito e receberá um DOI atribuído pelo SciELO Preprints. A revista RESR também pode submeter o manuscrito já aprovado em processo final de avaliação, edição e/ou publicação. Nesse último caso, o manuscrito é carregado automaticamente e terá o mesmo DOI que o artigo final.

 

IMPORTANTE:

Sugere-se que antes da submissão, os autores leiam e avaliem seu trabalho respondendo as perguntas abaixo, aumentando as chances de o artigo ser aceito para avaliação. Caso alguma resposta seja negativa, procure argumentar de por que isto ocorre.

  1. Se o texto teve versões preliminares apresentadas em congressos e seminários de pesquisa, esta versão incorpora as criticas e sugestões sugeridas?

  2. Qual é a contribuição relevante que seu artigo traz ao conhecimento na área pesquisa?

  3. Seu trabalho cita trabalhos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais de qualidade?

  4. Seu trabalho cita artigos publicados em periódicos científicos nos últimos cinco anos?

  5. Seu trabalho apresenta referências e citações de autores clássicos na área?

  6. Seu trabalho segue as normas de editoração da RESR?

  7. A metodologia de pesquisa e o aparato teórico utilizados estão descritos de forma adequada?

  8. Seu texto passou por uma revisão de redação?

 

Submissão de artigos


Link para submissão: Submeter um artigo


resr

Share this page
Page Sections