EXPECTATIVA VERSUS AJUSTAMENTO NO MODELO DE NERLOVE DE OFERTA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS: ALGUNS RESULTADOS PARA O BRASIL
Fernando de Holanda Barbosa; Elias Waizbort
Resumo
Os estudos que têm aplicado o modelo de Nerlove de oferta de produtos agrícolas, tanto no Brasil como em outros países, não têm dado a devida atenção à sua especificação econométrica. Assim, afirma-se constantemente que os coeficientes de expectativa adaptada e de ajustamento parcial não podem ser identificados devido à maneira simétrica que estes parâmetros entram na equação em forma reduzida do modelo. Esta asserção só é correta quando a especificação econométrica corresponde a uma hipótese bastante peculiar da componente aleatória. Esta hipótese particular não deve ser imposta, a priori, como uma hipótese mantida, mas, sim, submetida ao veredito dos dados. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar uma discussão do problema da especificação econométrica do modelo de Nerlove de oferta de produtos agrícolas, bem como ilustrar essa discussão com resultados de estimativas de algumas equações, para produtos selecionados, usando-se dados para o Brasil como um todo.
References
1. ASKARI, H. e CUMMINGS, J. T. Agricultural supply response: a survey of the econometric evidence. New York, Praeger, 1976.
2. BARBOSA, F. de Holanda. Expectativa adaptada e ajustamento parcial: identificação e discriminação entre dois processos. Revista Brasileira de Economia, (32):399-417, 1978.
3. CAGAN, P. The monetary dynamics of hyperinflation. In: FRIEDMAN, M. editor, Studies in the quantity theory of money. Chicago, University of Chicago Press, 1956. p. 25-117.
4. NERLOVE, M. The dynamics of supply: estimation of farmers response of price. Baltimore, John Hopkins Press, 1958.
5. PASTORE, A.C. A resposta da produção agrícola aos preços no Brasil. São Paulo, APEC, 1973.
6. WAIZBORT, E. "A oferta de produtos agrícolas no Brasil: expectativa adaptada e ajustamento parcial". Tese de Mestrado (inédita). Núcleo de Pós-Graduacão em Engenharia. Niterói, Universidade Federal Fluminense, 1979.