Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d06d8e90e8825501bf70b6c
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

PECUÁRIA DE CORTE NO SUL DO BRASIL: QUE CAMINHOS TOMAR?

Atos Freitas Grawunder; Carlos G. A. Mielitz Netto

Downloads: 1
Views: 1114

Resumo

Este estudo enfoca questões relativas a prioridades tecnológicas no desenvolvimento da bovinocultura de corte no sul do Brasil. Parte da montagem, a partir de dados secundários, de uma matriz de produção que espelha o processo de cria-recria-engorda da situação tradicional. Obtém, através de programação linear, o efeito de mudanças efetuadas na idade do abate, na idade de primeiro acasalamento e na taxa de natalidade, sem levar em consideração os custos necessários para efetivar a mudança. Conclui que, a preços politicamente razoáveis, a pecuária não tem condições de cobrir o custo de oportunidade da terra que ocupa, mesmo em condições extremamente vantajosas. Conclui também que um piano que vise a desenvolver a pecuária de corte deve ter como prioridade a elevação da taxa de natalidade.

Referências

1. BRASIL Ministério de Agricultura. Departamento Nacional de Pesquisa Agropecuárias. Um sistema de produção mista de bovinos de cortes e ovinos para uma região do Rio Grande do Sul. Pelotas, 1973. (Boletim Técnico, 77).

2. ELY, Aloísio. Análise econômica da exploração de gado de corte: alternativas de produção forrageira e animal, a vários níveis tecnológicos, numa região do Rio Grade do Sul. Porto Alegre, IEPEIUFRGS. 1975. Tese (MS). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3. ERVEN, B. et alii. Aspectos econômicos do melhoramento de pastagens com espécies de inverno, na região fisiografica do Campos de Cima da Serra, Rio Grande do Sul, Brasil, 1969. Porto Alegre, IEPEIUFRGS, 1972.38p. (Estudos o Trabalhos Mimeografados, 18).

4. FREITAS, E.A. L de. Produtividade de matéria seca, proteína digestível e nutrientes digestíveis totais em pastagens nativas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Faculdade de Agronomia, 1975. Tese (MS). Universidade Federal do Rio Grande do Sul

5. FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Preços pagos e recebidos pelos agricultores do Rio Grande do Sul, mês de março, 1977, médias estaduais. Porto Alegre, 1977.

6. GRAWUNDER, Atos F. The Southern Brazil Agricultural sector: the income problem. Madison, University of Wisconsin, 1976.187p. Thesis (PhD).

7. JOHNSON, Glenn L. Opportunities for systems scientists in modeling agricultural systems. In: USA, Department of Agriculture, Economics, Statistics, and Cooperatives Service. System theory applications to agricultural modeling: a proceedings. Washington, DC, 1978, p. 3-8.

8. MUELLER, Charles C. Pecuária de corte do Brasil Central: resultados das simulações com modelos de programação linear. Revista de Economia Rural, v. 15, t. 2, 1977. p. 102-61.

9. POLI, J.L.E.H. & CARMONA, P.S. Sinopse dos ensaios da Estação Experimental de forrageiras de São Gabriel de 1941 a 1965. Porto Alegre, Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, 1966. 212p.

10. RICHTER, H.V. Análise econômica do sistema produtivo e uso de nova tecnologia na exploração de gado de corte-Bagé, Rio Grande do Sul. Porto Alegre, IEPEJUFRGS, 1971, 142p. (Estudos e Trabalhos Mimeografados, 12).

11. RIO GRANDE DO SUL. Programa de investimentos integrados para o Setor Agropecuário. Estudos Básicos. Porto Alegre. 1976. v. 5. parte 2, Perfis da Agropecuária.

12. SALLES, P.A.A. Análise econômica de dois experimentos de adubação e manejo da pastagem nativa e sua implicação na produtividade da pecuária. Porto Alegre, IEPE/UFRGS, 1977. Tese (MS). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5d06d8e90e8825501bf70b6c resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections