Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d07719f0e8825c32ef70b72
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

ANÁLISE ECONÔMICA DA PRODUTIVIDADE DE RECURSOS PRODUTIVOS NA PECUÁRIA DE CORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Nelson Batista Martin; Nelson Kazaki Toyama; Zuleima Alleoni Pires

Downloads: 0
Views: 1036

Resumo

Este trabalho analisa a alocação e produtividade dos recursos utilizados na produção pecuária nas Divisões Regionais Agrícolas de Araçatuba, Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, no Estado de São Paulo. A metodologia utilizada é constituída pela estimativa de funções de produção e pela decomposição da produtividade total entre os fatores de produção considerados. Entre os resultados obtidos, tem-se que todas as funções estimadas apresentaram bom ajustamento. O mesmo ocorreu com todos os fatores, com exceção de trabalho, que foram significantes ao nível de, 5% de probabilidade. As funções estimadas para a atividade pecuária indicaram retornos constantes à escala, enquanto que nas estimadas por DIRA os retornos à escala foram levemente crescentes. Enquanto que as funções estimadas por atividades eram estatisticamente diferentes, as estimadas por região apresentaram resultados díspares. Os fatores que apresentaram maiores produtividades foram terra e capital fixo. Na análise inter-regional, o fator terra apresentou maior produtividade na DIRA de Presidente Prudente e menor na DIRA de Bauru. O fator trabalho apresentou maior valor do produto marginal na DIRA de Bauru. No caso dos fatores capital fixo e operacional, maiores VPMG foram encontrados nas DIRAs de São José do Rio Preto e Araçatuba. As diferenças regionais encontradas sugerem ajustamentos na política agrícola relativa ao setor pecuário, ao nível das DIRAS, a fim de melhorar a eficiência na alocação de recursos.

Referências

1. CHOW, Gregory C. Tests of equality between sets of coefficients in two linear regressions. Econometrica, v. 28, n. 3, July 1960.

2. GIRÃO, José Antônio. A função da produção de Cobb-Douglas e a análise inter-regional da produção agrícola. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1960.

3. HANDERSON, J.N. & QUANDT, R.E. Teoria microeconômica: uma abordagem matemática. São Paulo, Pioneira, 1976.

4. JOHNSTON, J. Econometric methods. New York, McGraw-Hiil, 1972.

5. MARTIN, N. B.; VIERIA, C. A.; PIRES, Z. A. Administração, tecnologia, custos e rentabilidade na bovinocultura de corte do Estado de São Paulo, 1972/73. São Paulo, Secretaria da Agricultura, Instituto de Economia Agrícola, 1975.

6. NORONHA, J.F. Um estudo sobre alocação eficiente de recursos ao nível de empresa rural no sul do Brasil. Agricultura em São Paulo, 21 (2): 219- 45, 1974.

7. PASTORE, A.C. et alii. A inovação induzida e os limites à modernização na agricultura brasileira. São Paulo, Instituto de Pesquisas Econômicas, 1974. (Mimeo.).

8. PINHEIRO, F.A. Análise econométrica de alocação de recursos na produção bovina do município de Botucatu, ano agrícola 1969/70. Piracicaba, SP, ESALQ/USP, 1972.

9. TOYAMA, N.K.; MARTIN, N.B.; TACHIZAWA, E.H. A pecuária bovina de corte no Estado de São Paulo. São Paulo, Secretaria da Agricultura, Instituto de Economia Agrícola, 1975.

10. THOMPSON, R.L. The metaproduction function for Brazilian agricultural: an analysis of productivity and other aspects of agricultural growth. Lafayette, Indiana, Purdue Univ., 1974.

5d07719f0e8825c32ef70b72 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections