Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d0987210e8825303aa20608
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

MANDIOCA E CANA-DE-AÇÚCAR: EXPLORAÇÕES SOBRE UMA TALVEZ FELIZ COMPLEMENTARIDADE

Adriano Batista Dias; Abraham Sicsu; Frederico Katz

Downloads: 0
Views: 1337

Resumo

O trabalho aborda o inovador uso complementar da mandioca e da canade-açúcar para a produção de álcool. Ambas estas matérias-primas já foram usadas no passado, na produção de álcool etílico. Trata-se de procurar ver como elas se comportam hoje, dada a nova realidade histórica e tecnológica com que nos deparamos. O uso complementar do binômio cana/mandioca (a mandioca ou suas raspas utilizadas na entressafra da cana) permite expandir em torno de 50% a produção anual de álcool, com a mesma capacidade de destilação atualmente instalada e, portanto, sem acréscimos significativos de capital destinado à etapa industrial da produção de álcool. A menor exigência de solo por parte da cultura da mandioca, e, mais ainda, caso seja usada a raspa como insumo industrial, permite a utilização de terras de mais baixo custo de oportunidade, que não poderiam ser usadas para a plantação da cana. Assim, essas terras poderiam ser incorporadas à produção de energia, expandindo os benefícios do PROÁLCOOL a regiões e populações até hoje não atingidas. Outros aspectos da complementaridade, como, por exemplo, a possibilidade de aproveitamento econômico do bagaço no processo de obtenção do álcool via mandioca, são analisados no artigo. O estudo, ainda, conduz à necessidade de se proceder à análise das principais variáveis e dos aspectos que devem ser objeto de atenção numa pesquisa que vise a orientar as ações a serem desenvolvidas no sentido de racionalizar a política energética, mormente no que diz respeito ao combustível líquido vegetal destinado a substituir combustíveis de origem mineral. Assim, observa-se a necessidade de analisar a expansão da produção de álcool: por aumento da área cultivada, mantendo as práticas atuais; através da produção extra de melaço no período da safra da cana, para a produção de álcool na entressafra, via colheita da cana por todo o ano; com o uso complementar da mandioca; e através do uso complementar da raspa de mandioca. Cada uma destas alternativas deve ser analisada à luz dos custos privados e sociais de produção e estocagem, levando-se em conta os problemas de sazonalidade associados, e sua contribuição para o emprego em geral e, especialmente, para o emprego no campo, de mão-de-obra não qualificada para trabalhos urbanos.

Referências

1. BOTO DANTAS, R. Álcool etílico; a crise da energia e a indústria química. 1 Congresso Brasileiro de Petroquímica. Rio de Janeiro, 1976. 81 p.

2. BRASIL, CNPq. Avaliação tecnológica do álcool etílico. 1.ed. Brasília. 514 p.

3. FAISSAL, L. O Plano Nacional do Álcool. 1.ed. São Paulo, IBG, 1978. 46p.

4. GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO - Relatório do Grupo de Trabalho sobre a Implantação do Álcool Carburante como Combustível Exclusivo no Estado de Pernambuco. Recife, CONDEP, 1979. 84p.

5. MILFONT JR., W.N. Álcool de biomassas de vegetais brasileiros. São Paulo. IBG, 1978. 24 p.

5d0987210e8825303aa20608 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections