Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d12368a0e8825a8195a3d52
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

Um problema econométrico no uso de variáveis climáticas em funções de produção ajustadas a dados experimentais

Rodolfo Hoffmann; Victor Hugo da Fonseca Porto

Downloads: 0
Views: 783

Resumo

Neste trabalho deduz-se qual é o número máximo de variáveis climáticas que podem ser introduzidos em uma função de produção ajustada aos dados obtidos de um experimento de adubação repetido durante n anos no mesmo local. Se não houver nenhuma modificação na maneira de conduzir o experimento durante os n anos, esse número máximo de variáveis climáticas é n-1. Se houver alterações, de um ano para outro, na variedade utilizada, sendo m (com m < n) o número de diferentes variedades utilizadas durante os n anos, mas de maneira que em cada ano seja cultivada apenas uma das variedades, então o número máximo de variedades climáticas que podem ser introduzidos na função de produção é n - m.

Referências

  1. De JANVRY, A. Optimal levels of fertilization under risk: the potential for corn and wheat fertilization under alternative price policies in Argentina. American Journal of Agricultural Economics, 54(1): 1-10, 1972.

  2. DILLON, J. L. The analysis of response in crop and livestock production. 2. ed. Oxford, Pergamon Press, 1977.

  3. FONSECA, V.O. Análise econômica da aplicação de doses e fontes de nitrogênio na cultura do trigo, sob condições de risco, em Pelotas, Rio Grande do Sul. Porto Alegre, IEPE-UFRGS, 1976. (Tese de M.S.).

  4. PORTO, V.H.F. Análise econométrica de dados experimentais sobre um sistema de produção trigo-soja, para a cultura de trigo. Piracicaba, São Paulo, Departamento de Economia e Sociologia Rural da ESALQ-USP, 1980. (Dissertação de M.S.).

  5. THEIL, H. Principles of econometrics New York, John Wiley, 1971.

5d12368a0e8825a8195a3d52 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections