Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d8576c50e8825710ebbebff
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

FATORES CONDICIONANTES DA COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNE SUÍNA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Paulo Roberto Veloso; Marília Fernandes Maciel Gomes; Antônio Carvalho Campos; José Luís dos Santos Rufino

Downloads: 0
Views: 1238

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e analisar os fatores determinantes da competitividade da indústria de abate e processamento de carne suína, em Minas Gerais. O estudo se apóia no modelo sobre competitividade desenvolvido por Porter (1993), que examina a vantagem competitiva por meio de quatro amplos fatores: condições de demanda; condições de fatores; estratégia, estrutura e rivalidade das empresas; e indústrias correlatas e de apoio. Esses fatores, associados à atuação do governo e ao acaso, vão determinar a competitividade da indústria do estado. Os resultados da análise mostram que as fontes de vantagem competitivas não são encontradas, na totalidade, em Minas Gerais, para sustentar todos os pré-requisitos necessários à caracterização do estado como um líder, em potencial da indústria de abate e processamento de carne suína. Conforme constatado, não existe, em Minas Gerais, uma indústria correlata e de apoio pujante capaz de estimular o crescimento das indústrias do estado; a produção da matéria-prima ainda não atende às necessidades das empresas do setor; o mercado consumidor interno, apesar de amplo, não apresenta dinamismo suficiente para estimular novos investimentos; a elevada carga tributária e a falta de fiscalização têm reduzido a competitividade das empresas; e a estrutura do mercado, a falta de rivalidade interna e a deficiência gerencial têm contribuído para o baixo desempenho dessas empresas.

Palavras-chave

Competitividade; Agroindústria; Suínos.

Referências

ABREU, M. de P. & LOYO, D.H.M.M. Globalização e regionalização: tendências da economia mundial e seu impacto sobre os interesses agrícolas brasileiros. Brasília, IPEA. n.5. 1994.

BARKEMA, A.D. New roles and alliances in the U. R. food system. Spring meeting ofthe federal reserve system committee on agriculture and rural development. Kansas city: s.n., 1993. mimeogr.

CAMARGO, A.M. de. Fim do pesadelo. Suinocultura Industrial. Gessuli editores Ltda. Anuário 96 da suinocultura industrial. v.10; n.120, 1996.

CANEVER, M. D. Competitividade relativa entre as cadeias de carne frango brasileira e argentina. Viçosa:, 1997. 128p. Dissertação (Mestrado Economia Rural)- Universidade Federal de Viçosa.

COUTINHO, L.G. & FERRAZ, J.C.(coord.). Estudo da competitividade da indústria brasileira. 2.ed., Campinas, Papiros, 1994. 510p.

EPAMIG. Cenário Futuro para a Cadeia Produtiva de Suínos em Minas Gerais. Belo Horizonte-MO. ASCP/EPAMIG, 1995. 36p.

GIROTTO, F., PROT AS, J.F. da S. & F ASOLO, J. Perfil sócio- econômico das propriedades suinícolas da região Sul do Brasil. EMBRAPA, ENPSA, Concórdia-Se. 1995.

INSTITUTO CEPA (Florianópolis, SC). Suínos. Síntese anual da agricultura de Santa Catarina, v.1, p.301-5, 1995.

PORTER, M.E. A vantagem competitiva das nações. Campus, Rio de Janeiro, 1993. 897p.

AGROANALYSIS. Primeiro ranking FGV das 100 maiores do agribusiness. Rio de Janeiro, v.14, 1994. p.4-15

TALAMINI, D.D.J. & KINPARA, D.I. Os complexos agroindustriais da carne e o desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina. Revista de política agrícola, Brasília, DF, v.3, n.2, p 11-15, abr/mai/jun.1994.

VELOSO,P.R. Fatorescondicionantesdacompetitividadedaindústria de abate e processamento de carne suína de Minas Gerais. Viçosa, 1998, 86p. Dissertação (Mestrado Economia Rural)- Universidade Federal de Viçosa.

5d8576c50e8825710ebbebff resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections