ANÁLISE ECONOMÉTRICA DA OFERTA E DEMANDA DE LARANJA NO ES- TADO DE SÃO PAULO
José Ferreira de Noronha; José Garcia Gasques; Antonio Ambrosio Amaro
Resumo
A principal contribuição deste trabalho consiste na elaboração de um modelo econômico que reproduza o funcionamento do mercado de laranja "in-narura" no Estado de São Paulo, to- mando-se como referência o período de 1970/75. São especificados modelos econométricos en- volvendo equações simples e equações simultâneas. No modelo com equações simultâneas a oferta e demanda de laranja são especificadas. Para estimação dos parâmetros é utilizado o método dos mínimos quadrados de dois estágios. No modelo com equações simples a demanda estacionai de laranja é especificada. Neste caso são estimados modelos para cada um dos três períodos "típicos" de entrada de outras fru- tas no mercado. Para estimação dos parâmetros é utilizado o método dos mínimos quadrados ordinários. O trabalho apresenta, ainda, uma comparação com os resultados obtidos em outros estudos.
References
1. AMARO, Antonio A. Evolução da Economia Citrícola Paulista. São Paulo, IEA, 1970.
2. BALDIN 1, 8. Interrelaciones de la demanda de las principale~ frutas. Estudios sobre política de productos basices, nQ 19, FAO, Roma, 1969.
3. GEORGE, P.S. & KING, G.A Consumer demand for food Commodities in the United States with projections for 1980. Giannini Foundation Monographe Number 26, March, 1971 Cal, Agric. Exp. Station.
4. NAMEKATA, Yoshio. Modelos alternativos de oferta: o caso dos citros no Estado de São Paulo. Viçosa, MG. (Tese de Mestrado), 1977.
5. RUAS, Davi G. G. Análise da armazenagem e dos preços de milho no Estado de São Paulo. Piracicaba, Departamento de Economia e Sociologia Rural, ESLQ, Dissertação de Mestrado, 1978.