Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d86a52a0e88252b2a82c050
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

INTERAÇÃO PESQUISADOR-PRODUTOR: UM ENFOQUE INOVADOR NA PESQUISA AGROPECUÁRIA

JUAN CARLOS TORCHELLl

Downloads: 0
Views: 738

Resumo

Para que os programas de pesquisa agropecuária tenham sucesso, so- bretudo a pesquisa para o pequeno e médio produtor, cada vez é mais evidente a necessidade de realizar experimentos a nível de propriedade rural, sejam estes de caráter biológico ou socioeconômico. É necessário então uma mudança no enfo- que da pesquisa, até faz poucos anos realizada quase exclusivamente a nível de es- tação experimental. Outrossim, é preciso desenvolver cada vez com maior intensi- dade uma ação interdisciplinar na pesquisa, que deveria ser um reflexo da reali- dade concreta do meio rural. Para realizar pesquisa biológica a nível de proprie- dade rural, precisa-se de certas condições que favorecem o bom desenvolvimento da mesma. Outrossim, para se obter informação de caráter socioeconôrnico, é preciso desenvolver metodologias específicas. Neste trabalho tenta-se sintetizar a experiência do autor a respeito da aplicação de registros a nível de agricultores e a ação interdisciplinar realizada com pesquisadores biológicos no trabalho de cam- po, junto ao produtor rural. Os registros socioeconôrnicos utilizados a nível do produtor rural com o objetivo do replanejamento da empresa, tiveram pouco su- cesso quando eram muito detalhados e extensos. A experiência demonstra que é mais eficiente utilizar registros parciais, por produção agrícola ou pecuária, o que permite ao produtor estar mais motivado a registrar dados a respeito de uma parcela de terra determinada e de urna cultura ou criação na que ele tem mais inte- resse. O desenvolvimento de pesquisas paralelas em utilização e manutenção de máquinas, comercialização da produção, qualidade de vida da população rural, etc. complementam a informação obtida com os registros parciais, permitem a recomposição da unidade de produção na sua totalidade e a utilização dessa in- formação em investigações que visem o planejamento da empresa com diversas estratégias de manejo dos sistemas de produção, inclusive incorporando as novas tecnologias geradas pela pesquisa.

Palavras-chave

geração de tecnologia, difusão de tecnologia, avaliação sócio-econômica.

Referências

CÉSAR, J. & MARTINS, C. da S. Pesquisa em nível de propriedade: o caso da tecnologia de arroz em várzeas amazonenses. Manaus/AM, EMBRAPA/ UEPAE de Manaus, 1983. 37p. Mimeografado.

DE LUCi'A, R. et alii. Guia metodol6gica para conducción de ensayos de finca. Camayagua, Secretaria de Recursos Naturales de Honduras, 1979. 26 p.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Departamento de Diretrizes e Métodos de Planejamento. Programa de avaliação s6cio-econômica da pesquisa agropecuária do projeto 11/EMBRAPA/BIRD: modelo de análise. Brasl'lia,DF, EMBRAPA/DDM, 1982. 144p. (EMBRAPA/DDM, Documentos, 2).

HARWOOD, R. R. Small farm development, understanding and improving farming systems in the humid tropics. New York, IADS, 1979. 160p.

PERRIN, R. et alii. Formulación de recomendaciones a partir de datos agronômicos: um manual metodológico de evaluación económica. México, CIMMYT, 1976. 53p. (CIMMYT, Folleto de información, 27).

TORCHELLI, J. C. La disciplina de socio-economfa en los programas de investigación agropecuária. Tegucigalpa, Secretaria de Recursos Naturales de Honduras, 1980. 8p. Mimeografado.

TORCHELLI, J. C. Informe final dei especialista en análisis económico: convênio SRN/I ICA. Tegucigalpa, Secretaria de Recursos Naturales de Honduras, 1980. 10p. Mimeografado.

TRIGO, E.; Pll\lEIRO M.; SABATO J. F. La cuestión tecnológica y la organización de la investigación agropecuária en América Latina: desarrollo económico. Revista de Ciencias Sociales, 23(89) :99-119, abr./jun. 1983.


Submetido em:
13/07/1983

Aceito em:
14/09/1983

5d86a52a0e88252b2a82c050 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections