DISTRIBUIÇÃO DE CRÉDITO, TECNOLOGIA E RENDA: EFEITOS DA ESTRATÉGIA DE AÇÃO DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL JUNTO AO PEQUENO PRODUTOR RURAL NORDESTINO
Eugênio Pedro Giovenardi; Airton Saboya Valente Junior; Maria Odete Alves; Demétrio Gomes Crisóstomo
Resumo
Avaliam-se os resultados da Estratégia de Ação do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) junto ao pequeno produtor rural nordestino, no período entre 1991 e 1994, nos aspectos de distribuição de crédito, in- corporação de tecnologias e níveis de renda. A desconcentração do crédito foi uma das variáveis essenciais observa- das na aplicação da estratégia de apoio ao pequeno produtor. Verificou- se, também, melhoria nos indicadores tecnológicos empregados pelas entidades associativas e seus produtores, bem como elevação nos níveis de renda, especialmente na categoria de mini e pequenos produtores. Contudo, para que seja alcançado o desenvolvimento auto-sustentado desses produtores, é necessário que o Banco do Nordeste do Brasil e as organizações associativas fortaleçam a articulação interinstitucional com vistas à realização de inversões na infra-estrutura de base, indispensá- veis à integração e à melhor resposta econômica dos investimentos pro- dutivos.
Palavras-chave
Referências
Banco do Nordeste. "Relatório do Banco do Nordeste". Fortaleza, 1993.
Banco do Nordeste. "Informações básicas sobre o FNE", Fortaleza, 1993.
Banco do Nordeste. "FNE-Proposta de aplicação, exercício 1996", For- taleza, 1995.
Banco do Nordeste. "Balanço social 1995", Fortaleza, 1996.
Banco do Nordeste. "Uma proposta de modelo operacional" (texto para discussão), Fortaleza, 1996.
BNB & IICA. "Avaliação dos Efeitos e Impactos Econômicos e Sociais do FNE-RURAL", Fortaleza, 1993.
GoNDIM et alii. "Uma estratégia de apoio aos pequenos produtores rurais do Nordeste", BNB, Fortaleza, 1991.
VALENTE JÚNIOR, A. S. & ALVES M. O. "Estratégia de ação do Banco do Nordeste do Brasil junto ao pequeno produtor nordestino e distribui- ção do crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nor- deste (FNE): avaliação preliminar", in Anais do XXXIII Congresso da SOBER, Curitiba, 1v., 1995.