Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d8a57310e88251415c51225
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

FORMAÇÃO E ALOCAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NIVEL SUPERIOR NA AGRICULTURA

VERA LÚCIA BARROS AMARAL; CICELI M. AMARAL; GERALD0 S.C. BARROS

Downloads: 0
Views: 820

Resumo

Este trabalho enfoca aspectos relativos ao mercado de trabalho de profissionais com formação agrícola superior. Discutiu-;<;e o intenso crescimento e diversificação do estoque de profissionais da área de Ciências Agrárias a partir da década de setenta. Do lado da demanda, o trabalho apresenta evidências da geração de novas fontes de emprego ocorrida principalmente em função do crescimento e diversificação do setor privado ligado à atividade agrícola. Enfatiza a importância do setor público que, além de ser o maior empregador desses profissionais é também o maior responsável pela formação de recursos humanos de nível superior para a agricultura. Além disso, em função das medidas de política econômica adotadas, tendo em vista a modernização da agricultura, estimulou a expansão de uma série de atividades desenvolvidas pelo setor privado. As evidências encontradas a partir de pesquisa direta revelaram a existência de diferenças entre setores público e privado, no que se refere à alocação geográfica de profissionais. Observou-se uma maior participação relativa do setor público como empregador de técnicos com formação agrícola superior nas regiões com agricultura menos desenvolvida. Em termos de modernização da agricultura, a distribuição geográfica na absorção de profissionais entre os dois setores poderia exercer um efeito moderador de desequihôrios geográficos de tecnologia.

Palavras-chave

recursos humanos, educação, alocação.

Referências

ALVES, E. Produtividade na Agricultura. Brasília, EMBRAPA, 1979.
EVENSON, R. E. Economic aspects of organization of agricultura! research. ln: FISHEL, W. L., ed. Resource allocation in agricultura! research. Baltimore, John Hopkins Press, 1971.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, Guia dás instituições do ensino superior. Brasília, MEC/DRO, 1979.
---· O ensino superior no Brasil, 1974-1978. Brasília, MEC/SESU, 1979.
PASTORE, J. & ALVES, E. A reforma do sistema brasileiro de pesquisa agrícola. ln: Tecnologia e desenvolvimento agrícola. Rio de Janeiro, IPEA, 1975. Monografia n. 17.
PINTO LIMA et alii. Técnicas para o desenvolvimento da agricultura. Rio de Janeiro, ABCAR, 1961. R. Econ. rural, Brasília, 22 (1): 71-96, jan./mar. 1984
SCHUH, G. E. Odeseiwolvimento-da,àgricuttura no Brasil. Rio de Janeiro, 1971.
SILVA, P. R. A evolução de Ciências Agrárias no Brasil na década de setenta. Brasília, MEC/SESU, CCA, 1980. Mimeog.


Submetido em:
26/04/1983

Aceito em:
29/02/1984

5d8a57310e88251415c51225 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections