Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d8a5b7d0e88255f22c51225
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE ATRAVÉS DE PÔS-OTIMIZAÇÃO PARA MICROCOMPUTADOR: APLICAÇÃO NA MISTURA DE RAÇÃO

JOGI TAKECHI; YOSHIHIKO SUGAl

Downloads: 2
Views: 869

Resumo

A estabilidade da solução ótima dos problemas de programação linear, para alterações de parâmetros pode ser crítica. A modificaçío no coeficiente da função-objetivo, ou seja, no preço ou custo pode ou· não alterar a soluçã'o ótima. Uma modificação no nível de recurso disponível ou exigido altera a soluçã'o ótima. A análise de sensibilidade determina a faixa de preço ou o custo em que não ocorre alteraçã'o da solução e a faixa de recurso disponível ou exigido em que é conhecida a alteraçã'o que ocorre na solução otimizada, além de identificar as mudanças que ocorrem na base da solução, quando um parâmetro está fora da faixa determinada. O objetivo deste trabalho foi de implementar a análise de sensibilidade em microcomputador para possibilitar a resposta às seguintes questões: a) qual a amplitude nos preços ou custos em que a soluçã'o ótima continua estável?; b) qual a amplitude do nível de recursos ou restrições em que as modificações no valor da função-objetivo é conhecida?; e e) fora destas amplitudes, quais alterações ocorrem na base da soluçío?. O trabalho consta de uma parte com exposições teóricas da otimizaçã'o e da análise de sensibilidade, um exemplo de aplicação e uma interpretação da análise de sensibilidade feita num problema de mistura de ração para gado de corte. Os problemas de alteração nos preços ou custos e de recursos foram resolvidos determina.ndo-se faixas ou amplitudes destes parâmetros. A análise de sensibilidade permite conhecer as alterações de parâmetros que safo criticas na soluçlfo otimizada, isto ê, para um certo parâmetro a modificação do nível atual em uma direção pode alterar profundamente uma soluçío enquanto a modificaçío em outra direçío causa apenas uma pequena modificação.

Palavras-chave

programação linear, aruilise de sensibilidade, custo de oportunidade, mistura de ração, função objetivo, solução ôtima, pôs-otimização, microcomputador.

Referências

Beneke, R.R. & WINTER, B.R. Linear programming applícationsto agriculture. Ames, Iowa, The Iowa State University Press, 1973. ·

BREGALDA, P. F. et alii. Introdução ã programação linear. Rio de Janeiro, Campus, 1981.

CHUMG, A. Linear programming. Columbus, Ohio, Charles E. Merril Books, 1963.

DANTZIG, G.B. Linear programming and extensions. Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1963.

HADLEY,G. Línearprogramming. NewYork, Addison-Wesley, 1962.

HEADY & CANDLER. Linear programming methods. Ames, Iowa, The Iowa State University Press, 1963. KIM, C. lntroduction to linear programming. Holt, Rinehart and Winston, 1971.

MACULAN, N. & PEREIRA, M.V.G. Programação linear. São Paulo, Atlas, 1980.

TAKECHI, J. & SUGAI, Y. Manual do sistema de mistura de ração para gado de corte. Brasília, DF, EMBRAPA/DEP, 1985. Mimeo.

SUGAI, Y. & TAKECHI, J. Manual do usuário de mistura de ração para gado de corte. Bras(lia, DF, EMBRAPA/DEP, 1985. Mimeo.

TAKECHI, J. & SUGAI, Y. Mistura de ração para gado de corte. ln: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA RURAL, 23, Sãc, Paulo, 5-9 de agosto, 1985. Anais: Grupos Especiais. Bras(lia, SOBER, 1985. p. 31.

RUIZ, M.H. Alimentação de bovinos na estação seca: princ(pios e procedimentos. Campo Grande, MS, CNPGC/EMBRAPA, 1984.

5d8a5b7d0e88255f22c51225 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections