Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d8a5e4c0e8825a629c51225
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

PROGRAMA PARA O CÁLCULO DO BALANÇO ENTRE A RECEITA TOTAL E DESPESAS DIRETA DE PRODUÇÃO: UM EXEMPLO DO USO DA PLANILHA ELETRÔNICA EM ADMINISTRAÇÃO RURAL

VERA LÚCIA DE B. AMARAL

Downloads: 1
Views: 821

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar um programa, utilizando a planilha eletrônica, que fornece o balanço, entre receita total e despesas diretas da produção de uma dada cultura. As despesas são desagregadas por trimestre e posteriormente transformadas em ORTN. Essa transformação permite que a comparação entre receita e custos se dê em bases mais realistas. Além da apresentação do programa, com o respectivo manual de uso, é feito uma suscinta descrição das características da planilha eletrônica, um aplicativo a venda do mercado, com grande potencial de uso na área de administração rural.

Palavras-chave

planilha eletrônica, custo de produção, administração rural

Referências

CARPENTER, Z. Potenciais for computer applications in Texas Agricultura! Extension Service, (Unpublished paper).

KRAMER, R. Present and future computer software need of farmer. ln: SOFTWARE DEVELOPMENT FOR COMPUTER APPLICATIONS IN AGRICULTURAL AND FORESTRY PROCEEDINGS pp 1-14. Prepared by the Southern Rural Development Center, Atlanta, Georgia, July, 1982.

MATSUNAGA, M. et alli. Metodologia do custo de produção utilizada pelo IEA Agricultura em São Paulo, Tomo 1, 281): 123-139, 1976.

5d8a5e4c0e8825a629c51225 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections