CUSTO-HORA DE TRATORES - UM ESTUDO PRELIMINAR
MARLY KLINGER; ZILDA PAES DE BARROS MATTOS
Resumo
propriedades localizadas na DIRA (Divisão Regional Agrícola) de Marília, em São Paulo. Os resultados mostraram que o custo-hora tende a aumentar com a potência do trator e que os itens combustível e tratorista foram os que maior participação tiveram no custo-hora (aproximadamente 70%). Os resultados não indicaram a existência de padrões de comportamento para alguns itens de custo, como sugeridos na literatura.
Palavras-chave
Referências
BANESPA, Banespa Agropecuário. vários números 1983/85.
BRADFORD, L & JOHNSON, G. Farm management analysis. New York, John Wiley, 1967.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, Máquinas e Equipamentos, ln Agroanalysis, Grupos de Informação Agrícola, Instituto Brasileiro de Economia, 3, 6: 5 de julho de 1979.
MIALHE, L.G. Cálculo diz se trator compensa, O Dirigente Rural. Jan. 1968.
MIALHE, L.G. Manual de mecanização agrícola, São Paulo, 1974.
MIALHE, L.G., Trator pode ter "salário" menor. Informe Especial, 1968
MOREIRA, C.A. & MANEZES de J.F. O custo operacional da maquinaria agrícola, Atualidades Agronômicas. 1 (1 ): Fev./mar., 1973
SÃO PAULO, SECRETARIA DA AGRICULTURA DO ESTADO DE,- O emprego do trator e a reorganização da propriedade agrícola. A Agricultura em São Paulo, Boletim da Sub-divisão de Economia Rural. 2(5): maio 1972.
SÃO PAULO, SECRETARIA DA AGRICULTURA DO ESTADO DE, - Uso de máquinas, veículos e animais em São Paulo. Agricultura em São Paulo, Boletim da Sub-divisão de Economia Rural, Ano 111, n" 3, março, 1953.
SILVA, J.T. da, - Vida útil de animais, máquinas, equipamentos, construções rurais e culturas permanentes em Minas Gerais, Belo Horizonte - EMATER/MG, 1983.