VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO NA AGRICULTURA ALTERNATIVA
RICHARD DOMINGUES DULLEY; MARISTELA SIMÕES DO CARMO
Resumo
O principal objetivo da presente pesquisa é investigar a viabilidade econômica da produção chamada alternativa, poupadora de insumos ou orgânica. Além disso, propõe-se a caracterizar as técnicas de produção e as exigências ffsicas dos fatores empregados nessa agricultura. O conceito empregado na definição desses sistemas de produção envolve a concepção da agricultura em bases auto- sustentáveis para o aumento da produtividade do solo, que no caso é tratado como um organismo vivo, complexo e não apenas como substrato morto para a fixação das plantas. Diz respeito a sistemas que empregam a diversificação da propriedade, utilizam intensamente a matéria orgânica, minimizam o uso de energia fóssil e praticam o cultivo mínimo e a integração animal-vegetal. A partir de estudos de rentabilidade econômica, analisa os resultados econômicos aos níveis de cada linha de exploração e da propriedade como um todo, dentro de um enfoque sistêmico e holístico, utilizando a metodologia de custos operacionais do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Os dados foram levantados diretamente junto aos agricultores num total de vinte, mas os resultados apresentados; no presente, se referem a cinco propriedades, cujos dados já foram elaborados, encontrando-se disponíveis. Da análise desses dados, ainda que parciais e em pequeno número, pode-se concluir que o empreendimento dito alternativo é viável técnica e economicamente a nível comercial. Os resultados desse trabalho abrem também perspectivas para futuras linhas de investigação no campo da pesquisa agrícola.
Palavras-chave
Referências
MATSUNAGA, M. et alii. Metodologia de custo de produção na agricultura. Agricultura em São Paulo. 1:123-39, 1976.
ESTADOS UNIDOS - United States Departament of Agriculture - Relatório e Recomendações sobre Agricultura Orgânica. Brasília, CNPq/Coordenação Editorial, 128p., 1984.
WOLF, R. Today's organic farmers. ln: Organic farming: yesterday's and tomorrow's agriculture. S.I. Rodale, 1977. Cap. 2, p. 79-106.