A MODERNIZAÇÃO AGROPECUARIA E SUAS REPERCUSSÕES NO AGRESTE DE PERNAMBUCO
JOSÉ MAURÍCIO PEREIRA
Resumo
Analisa a modernização ocorrida na agropecuária do Agreste pernambucano, entre 1960 e 1980. O processo se verifica pelo crescimento da pecuária bovina, apoiada e sustentada pelo Estado,por meio de incentivos fiscais e linhas de crédito. A partir do confronto entre a evolução da pecuária tr,vina e a produção de alimentos, verifica-se como se deu o crescimento e a intensificação da pecuária, suas consequências para as lavouras, analisando os impactos sociais causados, sobretudo a expansão do mercado de trabalho assalariado pela expulsão de pequenos produtores de alimentos e algodão. Enquanto o rebanho e as pastagens plantadas crescem, a área das culturas temporárias, sobreIlido alimentícias, sofrem redução. As tradicionais relações de produção calcadas no binômio culturas alimentares x pecuária são substituídas com a expansão do criatório, provocando o desemprego de um apreciável contingente de pequenos produtores, engrossando o número de trabalhadores assalariados temporários na atividade canavieira ou emigrando para centros urbanos. Em 20 anos os imóveis com menos de 10 ha apresentaram redução do número e da área ocupada; os efetivos bovinos cresceram 2,5 vezes e a produção de leite 3,4 vezes; a área ocupada com pastagens cresceu 400.000 ha, enquanto as culturas alimentares decresceram em 230.000 ha; em 1980 o número de estabelecimentos e a respectiva área trabalhada por não proprietários representa 68% em relação a 1970.
Palavras-chave
References
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICÃ, Rio de Janeiro, RJ. Censo agrícola pernambucano, 1960. Rio de Janeiro, IBGE, 1969.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Rio de Janeiro, RJ. Censo agrícola pernambucano, 1970. Rio de Janeiro, l'BGE, 1975.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Rio de Janeiro, RJ. Censo agrícola pernambucano, 1975. Rio de Janeiro, IBGE, 1979.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Rio de Janeiro, RJ. Censo agrícola pernambucano, 1980. Rio de Janeiro, IBGE, 1983.
SALES,T. Agreste, Agrestes; tranformações recentes na agricultura nordestina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.
SILVA, J.G. da. A modernização dolorosa. Rio de Janeiro, ZAHAR, 1982.
SILVA, J.G. da. O que é questão agrária. São Paulo, Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Passos, 18).
SUDENE. Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural do Nordeste. Salvador, 1983. v.l. Trabalho elaborado pelo Grupo IV Regional.