AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO NIPO-BRASILEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CERRADOS: PRODECER
MARIA LÚCIA D'APICE PAEZ; RAYMUNDO CARVALHO DE ALMEIDA; ALBERTO VEIGA; MARIA MARTA DE MENEZES COSTA CASIOLATO; HELOISA HELENA TARTAROTTI DE CAMARGO
Resumo
Nos últimos anos, o .Governo Federal através de programas especiais tem destinado consideráveis recursos à região de Cerrados com vistas à concretização de suas potencialidades pua expansão da fronteira agrícola. Neste contexto, foi criado em 1979 o Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (PRODECER), executado a partir de 1980/81, resultando na ocupação de 58.765 ha no Estado de Minas Gerais. Este artigo apresenta um resumo da avaliação preliminar-do PRODECER realizada pelo Ministério da Agricultura em 1982, que teve por objetivo analisar os três projetos de colonização estabelecidos, enfocando os principais aspectos de sua implantação e desenvolvimento, bem como a viabilidade econômico-financeira das propriedades de colonos. A evidência disponível permitiu concluir que a implantação dos projetos de colonização atingiu de forma eficiente as metas propostas pelo PRODECER e que as propriedades de colonos mostraram-se economicamente viáveis. A disponibilidade de crédito em condições favorecidas, o suporte das cooperativas, a assistência técnic:a intensiva e o fortalecimento da infra-estrutura de apoio à produção foram fatores determinantes do êxito do Programa.
Palavras-chave
Referências
COMPANHIA DE PROMOÇÃO AGRICOLA. Sistemas de produção agrícola para as áreas de influência da Companhia de Promoção Agrícola - CAMPO. Belo Horizonte, s.d. 59p.
NORONHA, J. F. Projetos agropecuários: administração financeira, orçamentação e avaliação econômica. Piracicaba, FEALQ, Universidade de São Paulo, 1981. 274p.
Submetido em:
14/02/1984
Aceito em:
12/07/1984