EMPREGOS NA FRONTEIRA AGRÍCOLA: O CASO DA AGRICULTURA GOIANA
GERALDO SANT'ANA DE C. BARROS; DORIVAL GOMES GERALDINE
Resumo
O trabalho analisa os fatores associados ao desempenho da agricultura goiana em termos de geração de emprego. A partir de um grupo de 30 variáveis foram selecionados - através de análise fatorial - quatro fatores que se mostraram capazes de explicar 96% das variações na relação pessoal ocupado - área total dos estabelecimentos agropecuários. Tais fatores foram: atraso tecnológico, deficiências de infra-estrutura e desenvolvimento industrial, concentração fundiária e diversificação dos estabelecimentos e grau de importância da produção vegetal. Os resultados indicaram que, no Estado de Goiás, tanto a modernização agrícola como o desenvolvimento industrial e de infra-estrutura contribuíram positivamente para a maior utilização da mão-de-obra na agricultura. Os resultados permitem sugerir também a necessidade de medidas visando ao desenvolvimento integrado da região, envolvendo os fatores mencionados, de forma a promover o uso mais intenso das terras disponíveis.
Palavras-chave
Referências
CARVALHO, B.M.T.S.P. Modernização da agricultura: análise de seis culturas no Brasil. Piracicaba, SP, ESALQ/USP, 1984. 209p. Tese de MS.
CUNHA, A.S., M.M. ll(IAIA. Modernização tecnológica e t;,mprego rural: evidências da Dê.cada de 70 na Região Centro-Sul do Brasil. CONFERENCIA LATINOAMERICANA DE ECONOMIA AGRÍCOLA. Piracicaba, SP. 1984. Anais ... 1984
HARMAN, H. modem factor analysis. Chicago, The University of Chicago Press. 3a edição, 1976. 487p.
HAYAMI, Y.; V.W. RUTTAN. Agricultura! development: an international perspective. Baltimore, J. Hopkins Press, 1971. 367p.
Submetido em:
22/10/1984
Aceito em:
04/09/1987