Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d8a6d260e88252f53c51226
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

PARTICIPAÇÃO DO AGRICULTOR EM DECISÕES AGRÍCOLAS UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA

IVO ALBERTO SCHNEIDER; ALZEMIRO EDUINO STURM

Downloads: 0
Views: 838

Resumo

Este trabalho examina a questão metodológica de participação do agricultor e seus problemas no processo de tornada de decisão sobre matérias de natureza agrícola. Os dados provêm de dois levantamentos de campo: um a nível de agricultor, examinando-se dados de três amostras aleatórias simples, de diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul; outro a nível de Agrônomos, Veterinários e Técnicos Rurais do sistema EMATER/RS. Sua análise comparativa indica um alto grau de concordância eco-orientação. Conclui-se ser altamente confiável e válido, do ponto de vista científico, ouvirem-se diretamente os agricultores sobre seus problemas, necessidades, comportamentos sociais e econômicos, através de formulários e entrevistas pessoais, ou, ouvirem-se os técnicos rurais distribuídos pelo Estado, através de questionários e a técnica por correspondência. Conseqüentemente, órgãos e pessoal responsáveis por decisões sobre pesquisa agrícola, extensão rural, política agrícola, geração de nova tecnologia, podem beneficiar-se de uma ou de outra destas formas metodológicas, generalizáveis a nível de regiões e do Estado, e caracteristicamente dinâmicas, rápidas, úteis, simples e de baixo custo: a nível dos agricultores demonstrou-se que poucas e pequenas amostras do Estado seriam necessárias, e a nível dos técnicos, um uso simplificado de correspondência.

Palavras-chave

Participação do Agricultor, Técnicos Rurais, Questionário, Formulário, Técnica de Correspondência, Problemas Agrícola

Referências

BOSTIAN, L. R. & SCHNEIDER, 1. A. O uso dos meios de comunicação pelos técnicos agropecuárioss do Estado do RS", Série de Estudos e Trabalhos Mimeografados do IEPE/UFRGS, n~ 4, 1966

BOSTIAN, L. R., O levantamento através da correspondência como uma técnica de pesquisa na ciência social rural em países em desenvolvimento. Trabalho Mimeografado. CEPE/IEPE/UFRGS, 1966.

CHAFFEE, S.H., McLEOD, J.M. & GUERRERO, J.L. Origins and implications of the coorientational approach in communication research. california, USA, 1969. Trabalho de fundamentação teórica básica sobre o modelo, desenvolvido pelos autores a partir de concepções sociológicas sobre "Consenso", e desenvolvido para os conceitos de concordância, congruência e precisão.

JOURNAL OF COMMUNICATION. Ferment in the field. Diversos Especialistas em Comunicação e Pesquisa fazem Apreciações Críticas. Simpósio Internacional USA, 1983.

LAZARSFELD, P.F., Berelson, B & GAUDET H., The peoples's choice. 2~ Ed. New York Columbia University Press, 1948.

MELO, J. M. (Coordenador). Pesquisa em comunicação no Brasil. tendências e perspectivas. São Paulo, CNPq, INTERCOM, 1983.

SCHNEIDER, I.A. Comunicação rural: análise de uma linha de investigação científica orientada para o desenvolvimento rural. ln: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA RURAL, 12, Porto Alegre, 22 a 24 de julho, 'i974. R. Econ. rural. Brasília, p. 213-238, Ano XIV, Tomo 1 1976.

SCHNEIDER, I.A. Comunicação no Âmbito da Sociologia Rural, in MELO, José M., Pesquisa em Comunicação no Brasil: Tendências e Perspectivas, Cortez Ed., CNPq INTERCOM, 1983. .

SCHNEIDER, 1.A. Integração do agricultor no processo de produção e distribuição de novos conhecimentos: implicações teóricas, práticas e metodológicas. R. Econ. rural, Brasília, 19'.2): 315-325, abr/jun. 1981.

SCHNEIDER, 1.A. Transferência do conhecimento agrícola num modelo reverso de comunicação. R. Econ. rural. Brasília, vol. 21(2): 219-239, abr./jun. 1983.


Submetido em:
30/05/1986

Aceito em:
09/06/1987

5d8a6d260e88252f53c51226 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections