Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d8b99de0e88257f2bf2a2f5
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

UM EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA PESQUISA AGROPECUÁRIA NA EMBRAPA

TARCÍZIO REGO QUIRINO; ERYCSON PIRES COQUEIRO

Downloads: 0
Views: 793

Resumo

Medir qualidade da pesquisa é um empreendimento polêmico e difícil, que raramente tem sido enfrentado. O trabalho propõe um método globalizante para medir a qualidade da pesquisa e o aplica às unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Baseia-se teoricamente na concepção de status social aplicando-a às unidades da organização. Um painel de 44 juízes, formados por especialistas, foi usado como a fonte de julgamentos, dos quais foram gerados os Indices de Qualidade, de Concordância e de Visibilidade. A medida de qualidade foi validada, apresentando o coeficiente de fidedignidade der = 0,890 através do processo teste-reteste com apenas seis juízes, após um intervalo médio de aplicação de seis meses. Foram estudadas a validade lógica e do construto, chegando-se à conclusão de que o Indice de Qualidade discrimina de modo consistente, previsível e coerente os objetos submetidos à mensuração. Com a finalidade de estudar as discrepâncias entre os julgamentos, o painel de juízes foi submetido a análise no que se refere a quatro características: localização do juíz na estrutura organizacional, nível educacional, experiência internacional e conhecimento do sistema. A educação revelou-se como o maior correlato com as diferenças de julgamento. Conclui-se que os Índices de Qualidade. Concordância e Visibilidade podem servir como instrumento para a análise e melhoria das organizações de pesquisa agropecuária e para aperfeiçoamento das técnicas de mensuração.

Palavras-chave

pesquisadores, qualidade da pesquisa, EMBRAPA, pesquisa agropecuária.

Referências

ACOSTA HOYOS, L.E. Anãlise da qualidade da pesquisa agropecúãria através dos impactos na qualidade de vid~ Brasflia, 1984. Projeto de Dissertação de Doutorado, Fundação Escola da Sociologia e Política de São Paulo.

ALVES, E.R.A.; PASTO RÊ, J.; PASTORE, A.C. Coletânea de trabalhos sobre a EMBRAPA. Brasília, EMBRAPA-D1D, 1980.

ANDERSON, J.H. Survey of recent agricultura! research evaluation literature.ln: WORKSHOP sobre metodologias de avaliação socioeconômica da pesquisa agropecuária. Brasília, EMBRAPA, 1983. v.3, p. 3-1 a 3~35.

ÁVILA, A.F .D. et alii. Formação do capital humano e retorno dos investimentos em treinamento na EMBRAPA. Brasília, EMBRAPA-OEP/DRH, 1983.

BLUMENSCHEIN, A. Princípios da pesquisa no sistema EMBRAPA. Brasília, EMBRAPA, 1978.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Departamento de Recursos Humanos. Relatório de atividades, 1978. Brasma, 1979.

EVENSON, A.E. & WRIGHT, B.D. An evaluation of methods examining the quality of agricultura! research .. ln: WORKSHOP sobre metodologias de avaliação socioeconômica da pesquisa agropecuária. Brasflia, EMBRAPA, 1983. v.3, p. 12-1 a 12-73.

GASTAL, E. Enfoque de sistemas de programação da pesquisa agropecuária. Rio de Janeiro, IICA, 1980.

GOODE, W.J. & HATT, P.K. Métodos em pesquisa social. São Paulo, Nacional, 1964.

KERLINGER, F.N. Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo, E.P.V., 1980.

NORTON, G.W. & DAVIS, J.S. Evaluation returns to agricultura! research: a review. Am. J. agric. Econ., 63(4) :685-99, Nov. 1981.

PELZ, D.C. & ANDREWS, F.M. Scientists in organizations. Ann Arbor, Mi., lnstitute for Social Research, University of Michigan, 1976.

PRICE, J.L. Handbook of organizational measurement. Lexinton, Mass, Heath, 1972.

QUIRINO, T.R. A socialização ocupacional do pesquisador agropecuário. Brasília, EMBRAPA-DID, 1981.

STRAUSS, R.P. & TARA, W.J. Salary patterns of agricultura! economists in the early 1980. Am. J. agric. Econ., 64(4):1053-61, 1982.

WOELFEL, J. & FINK, E.L. The measurement of communication processes: Galileo theory and method. New York, Academic Press, 1980.

WRIGHT, B.D. Evaluation of research quality. ln: WORKSHOP sobre metodologias de avaliação socioeconômica da pesquisa agropecuária. Brasília, EMBRAPA, 1983. v.3, p. 13-1 a 13-20.


Submetido em:
15/01/1985

Aceito em:
24/07/1985

5d8b99de0e88257f2bf2a2f5 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections