Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d8b9af50e8825512ef2a2f8
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

ALGUNS ASPECTOS DO MERCADO VAREJISTA DE PESCADO EM FORTALEZA-CE

ROBERTO DE AZEVEDO; RUBEN DARIO MAYORGA; MARIA AUXILIADORA MARTINS FARIAS

Downloads: 1
Views: 970

Resumo

O principal objetivo deste trabalho foi descrever e analisar alguns aspectos do comércio varejista de pescado na cidade de Fortaleza. A informação foi obtida a partir de questionários aplicados intencionalmente junto à maioria de atacadistas e varejistas de pescado localizados na cidade de Fortaleza no período de outubro a novembro de 1982. Os resultados permitem concluir que os varejistas não dispõem de capital físico suficiente que permita a comercialização do pescado em condições aceitáveis de higiene. Concluiu-se também a existência de diferença estatística significativa entre os preços médios de alguns produtos e alguns mercados. Na época da pesquisa, por exemplo, o mercado São Sebastião vendeu pescado a preços menores com relação a outros mercados como a Feira do Bairro da Gentilândia e o mercado de calçada do Parque da Criança.

Palavras-chave

mercado varejista de pescado, comercialização de pescado, margens e canais de comercialização.

Referências

AZEVEDO, R. de. Comercialização de abacate, banana, citrus e manga, no mercado atacadista da Zona da Mata, MG. Viçosa, MG, UFV, 1971. (Tese M.S. em Economia Rural).

COVARRUBIAS, W. A. P. "Performance" do mercado retalhista de hortaliças e frutas da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Viçosa, MG, Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, 1963. (Série técnica, 5).

FERREIRA, G. A. Aspecto da comercialização do pescado da colônia de pesca da baleia, ltapipoca, CE. Fortaleza, UFC, 1979. Dissertação de Graduação do Curso de Engenharia de Pesca.

FONTELES FILHO, A. A. & CASTRO, M. G. G. M. Plano de assistência técnica à pesca artesanal marítima do Estado do Ceará. Fortaleza, UFC, LABOMAR, 1982. (Boletim de Ciências Marítimas).

HEIDINGSFIELD & BLANKENSHIP. Comercialização. 2. ed. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1965.

HOFFMAN, R. Administração da empresa agrícola. 2. ed. São Paulo, Pioneira, 1978.

PEREIRA, J. A. Análise de preços e margens de comercialização de produtos agropecuários da Zona da Mata, Estado de Minas Gerais. Viçosa, MG, UFV, 1971.(Tese M.S. em Economia Rural).

SAMPAIO, R. P. O mercado de peixe de Fortaleza. Fortaleza, CE, IPE/UFC, 1965.

STEELE, H. L.; V. FILHO, F.; WELSH, R. S. Comercialização agrícola. São Paulo, Atlas, 1971.

TUKEY, J. W. Estatística experimental. Fortaleza, CE, UFC, 1976.


Submetido em:
27/07/1983

Aceito em:
13/06/1985

5d8b9af50e8825512ef2a2f8 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections