FATORES ASSOCIADOS À MUDANÇA DA COMPOSIÇÃO AGRÍCOLA EM DUAS REGIÕES DE MINAS GERAIS
Fernando Antônio Agra Santos; Roberto Araújo de Faria; Erly Cardoso Teixeira
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a evolução da área cultivada nas mesorregiões do Triângulo Mineiro/ Alto Paranafba e Zona da Mata, devido às grandes mudanças observadas na agropecuária mineira no perfodo 1995/96 em relação a 1985. A metodologia divide-se em duas etapas: num primeiro momento, será feita uma análise de decomposição da variação na área nos efeitos escala e substituição; a segunda etapa consiste em estimar um modelo econométrico da cultura que apresentou os maiores fndices de expansão de área e de substituição sobre as demais, com o intuito de identificar os principais fatores responsáveis por tal desempenho. Observa-se que o arroz é a cultura que teve a sua área reduzida em todas as regiões, fato esse relacionado com os elevados custos de produção. Com relação ao café, verifica-se considerável expansão nas áreas colhidas na microrregião de Manhuaçu, principalmente por causa do clima e topografia favoráveis. As pastagens destacam-se em termos de expansão de área nas duas mesorregiões. Ressalta-se que, à medida que a mão-de-obra toma-se escassa, mais se expandem as áreas com pastagens; para cada 1 % de queda na oferta de mão-deobra na região, a área com pastagens expande-se 0,8%.
Palavras-chave
References
CURI, W. F. Eficiência e fontes de crescimento da agricultura mineira na dinâmica de ajustamentos da economia brasileira. 1997. 182 p. Tese (Doutorado em Economia Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG:- EMATER - Comunicação pessoal. Viçosa - MG, 1999.
FUNDAÇÃO INSTITUTO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário do Estado de Minas Gerais, Série Regional de Minas Gerais. Rio de Janeiro: 1985 e 1995/96.
FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Anuário Estatístico do Brasil, 1995. Disponível em:.
FNP - Consultoria & Comércio. AGRIANUAL & ANUALPEC - 1999.
GASQUEZ, J. G.; VILLA VERDE, C. M. Crescimento da agricultura brasileira e política agrícola nos anos oitenta. São Paulo: IPEA, 1990.
GOMES, M. F. M. Efeitos da expansão da produção de soja em duas regiões do Brasil. 1990. 105 p. Tese (Doutorado em Economia Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
GOMES, M. F. M.; LIMA, J. E.; GOMES, S. T.; TEIXEIRA FILHO, A. R. Efeitos da expansão da produção de soja em duas regiões do Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 29, n. 3, p. 209- 227, 1998.
IGREJA, A. C. M.; PACKER, M. F.; ROCHA, M. B. A evolução da soja no Estado de Goiás e seu impacto na composição agrícola. São Paulo: Instituto de Economia Agrícola, 1988. 20 p.
MARTINS, R. S., O comportamento da competitividade da soja no Estado do Paraná- 1970/95, Informe Econômico, v. 2, n. 2, p. 21- 24, 1995.
MONTEIRO, M. J. C. Produtividade física das lavouras: um sucesso ignorado. Revista Agroanalysis, p.17-19, 1997.
PIMENTEL, C. R. Evolução recente e tendências da fruticultura nordestina. Revista Econômica do Nordeste, v. 29, n. 1, p. 11-19, 1998.
SHIKIDA, P. F. A.; ALVES, L. R. A.; SANTOS, C. V. Aspectos da agroindústria canavieira do Paraná: Panorama estrutural e dinâmica de crescimento. ln: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37, 1999, Foz do Iguaçu .. Anais (cd room) ... Foz do Iguaçu, 1999. (Em cd room).
YOKOYAMA, L. P.; IGREJA, A. C. M.; NEVES, E. M. Modelo "Shift-Share": uma readaptação metodológica e uma aplicação para o Estado de Goiás. ln: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA ESOCIOLOGIA RURAL, 27, 1989, Piracicaba. Anais ... Piracicaba, 1989.
ZOCKUN, M. H. G. P. A expansão da soja no Brasil: alguns aspectos da produção. 1978. 228 p. Tese de Mestrado - Faculdade de Economia e Administração, Universidade Estadual de. São Paulo, São Paulo.