Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d9e7b870e8825be44c12059
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

ANÁLISE ECONÔMICA DO TRANSPORTE DE SOJA EM GRÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (O CASO DO PORTO DE CACHOEIRA DO SUL)

Alessandro Porporatti Arbage

Downloads: 0
Views: 72

Resumo

Este trabalho objetivou analisar o efeito da ampliação da infra-estrutura de transporte sobre o custo total de distribuição de soja em grão no esta- do do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, analisou-se a possibilidade de utilização alternativa do porto fluvial de Cachoeira do Sul como entreposto ao escoamento da safra sul-rio-grandense de soja. Utilizou-se como ins- trumento analítico um modelo multiperiódico de redes capacitadas, que determinou quais as mais econômicas modalidades e rotas de transporte a serem utilizadas. O modal que apresentou os maiores volumes trans- portados entre as regiões produtoras e as industrias foi o rodoviário com 45,5% do volume total, enquanto para exportação foi o modal ferroviá- rio, com 54,1%. Verificou-se que, com a introdução do porto fluvial, a função objetivo foi minimizada. Os volumes de soja que passaram pelo porto foram de apenas 27.644t. Este volume indica a não-viabilidade econômica de utilização do porto de Cachoeira do Sul para o transporte de soja em grão no Rio Grande do Sul, com a manutenção das atuais condições de mercado.

Palavras-chave

Soja em grão; Comercialização agrícola; Porto de Cachoeira do Sul.

Referências

BARROS, Geraldo S. de Camargo. Economia da comercialização agrí- cola, Piracicaba, Fealq, 1987.

Bos, A. M. G. A produção e o consumo de alimentos básicos no Brasil e a expansão da soja, Porto Alegre, IEPEIUFRGS, 1989, 211 fl.(dissertação de mestrado em economia rural, no 124).

COMPANHIA DE FINANCIAMENTO DA PRODUÇÃO (CFP). Distribuição espacial dos preços mínimos, CFP, Coleção Análise e Pesquisa, volume 10, 1978.

CONCEIÇÃO, Octávio A. C. Expansão da soja no Rio Grande do Sul 1950 a 1975, Porto Alegre, IEPE/UFRGS, 1983. 126 fl.(dissertação de mestrado em economia rural, no 92).

DuRBIN, E. P. & KRoENKE, D. M. The out ofkilter slgorithm: a primer, The Rand Corporation Memorandum r. m. 5472-PR, Santa Moni- c a - Caifornia, 1967.

FELDENS, A. M. A transportation-storage network analysis ofwheat and soyabeans in Rio Grande do Sul - Brazil. Ohio, The Ohio State University, 1978. 159 fl. (PhD. Thesis).

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Indicadores econômicos, Porto Alegre, FEE, 1992.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Relatório estatísti- co anual, 1989, Rio de Janeiro, IBGE, 1989.

MoNTERosso, C. D. B. et alli. "Grain storage in developing areas: location and size of facilities", American Journal of Agricultura/ Economics, Ames, Iowa, 1985.

RrcHARDSON, H. W. Economia regional, Rio de Janeiro, Zahar, 1975. SAMUELSON, P. A. "Spatial price equilibrium and linear programming",

5d9e7b870e8825be44c12059 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections