HABILITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS E EFICIÊNCIA ECONÔMICA DE EXPLORAÇÕES AGRICOLAS
OSWALDO CALZAVARA; JOSÉ GERALDO DE ANDRADE
Resumo
Este estudo foi conduzido no Estado do Paraná e abrangeu as explorações de café e do binômio soja-trigo. As habilitações técnica, humana e conceituai estudadas foram definidas por diversas formas de agir, e a eficiência econômica, operacionalizada pela renda líquida por hectare. Os resultados indicaram Que se deve dar prioridade ao aperfeiçoamento dos produtores de café no que se refere à maneira de conduzir tecnicamente as lavouras, e da mão-de-obra utilizada. Maior eficiência econômica destas orooriedades ooderia ser obtida através da motivação dos empregados por intermédio de incentivos materiais e de maior segurança financeira. Já no caso dos produtores de soja-trigo, maior eficiência econômica ooderá ser obtida, principalmente, através de condução da lavoura segundo recomendações técnicas. do aperfeiçoamento do processo de comercialização de insumos e produtos e do refinamento no processo de se apurar o resultado econômico obtido com a atividade agrícola.
Palavras-chave
Referências
ALBANESE, R. Management: toward accountability for performance. Homewood, lll., lrwin. 1975. (Suplement 2A Profit).
CHIAVENATO, 1. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo, McGraw, 1977.
COCHRAN, W. G. Técnicas de amostragem. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1965.
GOODE, W. J. & HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. 6a. ed. São Paulo, Ed. Nacional, 1977. p. 155-170.
KATZ, R. L. As habilidades de um administrador eficiente. ln: BIBLIOTECA Harvard de Administração de Empresa. São Paulo, Ed. Abril, 1975. v. 2, cap. 3, p. 3-14.
LODI, J. B. Administração por objetivos- Uma critica. Sâ'o Paulo. Pioneira, 1_972. p. 30-36.
MONTERO, E. Planejamento de empresa agrícola. IV Curso Nacional. ln: ADMINISTRAÇÃO rural (Organización de empresa agropecuária). Viçosa, UREMG, 1968. p. 1-14. (Mimeografado).
ORGANIZATION DEVELOPMENT AGENCY INTEl=INATIONAL - Ceplon. Formação de consultores de organização; curso de desenvolvimento organizacional. Brasília, SUPLANMA, 1976.
REDDIN, W. Estará a tecnologia do treinamento desvinculada da cultura? ln: SIMPÓSIO lnteramericano de Treinamento e Desenvolvimento, 4<?. Anais ... São Paulo, ABTD, 1976. p. 204-212.
SCHULTZ, T. W. A transformação da agricultura tradicional. Rio de Janeiro, Zahar, 1965.
Submetido em:
06/02/1986
Aceito em:
08/08/1986