ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DAS FERROVIAS A MATRIZ DE TRANSPORTE PARA PRODUTOS AGRÍCOLAS NO ESTADO DO PARANA
Ricardo Silveira Martins, José Vicente Caixeta Filho
Resumo
Este estudo teve o objetivo principal de avaliar o transporte de milho, soja, trigo e farelo de soja no Paraná, com vistas à expansão da participação relativa do modal ferroviário na matriz de transporte para os produtos selecionados. A agricultura e os setores ligados ao agronegócio têm importante participação na geração da renda deste Estado, o que torna a economia paranaense bastante sensível às alterações recentes dos cenários agrícolas, com maior abertura e integração regional. Foram operacionalizados modelos de minimização de custos de transporte, por programação linear, que resultavam na racionalização da utilização da infra-estrutura de transporte no Paraná. Identificou-se uma contribuição potencial das ferrovias bastante significativa, quanto à redução do custo de transporte. Os modelos de distribuição modal alocaram fluxos prioritariamente para o transporte ferroviário, indicando que esta modalidade pudesse incrementar sua participação na matriz de transporte referentes aos produtos selecionados, principalmente com destino a Paranaguá. Foram destacados alguns investimentos prioritários nas ferrovias paranaenses, como aumento da capacidade do trecho Curitiba-Paranaguá e a correção do estrangulamento do trecho Guarapuava-Ponta Grossa, o que melhorou a posição competitiva da FERROESTE. O transporte intermodal não foi priorizado pelo modelo.
Palavras-chave
References
ARBAGE, A. P. Análise econômica do transporte de soja em grão no Estado do Rio Grande do Sul (O caso do Porto de Cachoeira do Sul). ln: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 34., Aracaju, 1996. Anais. Brasília: SOBER, 1996. p.1557-73.
BROOKE, A.; KENDRICK, D.; .M"EERANS, A. GAMS. Washington: Gams Development Corporation, 1996. 17lp.
CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Previsão e acompanhamento de safras, ano20, n.5, jul./1996.
FERREIRA, L R.; BURNQUIST, H. L.; AGUIAR, D. R. D. Infraestrutura, comercialização e competitividade da agricultura brasileira. Rio de Janeiro: IPEA, 1993. 63p. (Textos para discussão, 318)
FIBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Regiões de influência das cidades. Rio de Janeiro: FIBGE, 1987.
GEIPOT. Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes. Corredores de transporte: corredor do Paraná/Santa Catarina. Brasília: Ministério dos Transportes/GEIPOT, 1994. 58p.
_ _ . Corredores de transporte: proposta de ações para adequação da infra-estrutura e para racionalização de transporte de granéis agrícolas. Brasília: Ministério dos Transportes/GEIPOT, 1995. 277p.
_ _ . Corredores de transporte: proposta de ações para adequação da infra-estrutura e para racionalização de transporte de granéis agrícolas. Brasília: Ministério dos Transportes/GEIPOT, 1997. 314p.
GUARIM, I. Análise da competitividade inter-regional da soja em grão no mercado brasileiro. Viçosa, 1992. 116p. Tese (Mestrado) - Departamento de Economia Rural/Universidade Federal de Viçosa.
KOO, W W; THOMPSON, S. R.; LARSON, D. W Alternative transportation rate and cost structure: a linear programming model. ln: KOO, W W; LARSON, D. W Transportation models for agricultura! products. Boulder: Westview Press, 1985. cap.7.
MARTINS, R. S. Racionalização da infra-estrutura de transporte no Estado do Paraná: o desenvolvimento e a contribuição das ferrovias para a movimentação de grãos e farelo de soja. Piracicaba, 1998. Tese (Doutorado) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/Universidade de São Paulo
OLIVEIRA, J. C. V. Análise do transporte de soja, milho e farelo de soja na Hidrovia Tietê-Paraná. Piracicaba, 1996. l 36p. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/Universidade de São Paulo.
PARANÁ (Estado). Secretaria dos Transportes. Paraná: logística e multimodalidade. Curitiba: SETR/PR, 1996. 23p.
PRASTACOS, P.; ROMANOS, M. A multiregional optimization model for allocating transportation investments. Transportation Research, v.21B, n.2, p.133-48, 1987.
WILKINSON, J. Competitividade da agroindústria brasileira. Agricultura em São Paulo, v.42, n.l, p.27-57, 1995.
WRIGHT, C. L. Análise econômica de transporte e armazenagem de grãos:estudo do corredor de exportação de Paranaguá. Brasília: Ministério dos Transportes/GEIPOT, 1980. 187p.