Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5da3752f0e8825505eba68e1
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

VISITAS DE PESCADORES ESPORTIVOS AO PANTANAL SUL (BRASIL) 

André Steffens Moraes, Andrew Fredrick Seidl

Downloads: 0
Views: 772

Resumo

Neste trabalho são registrados os resultados de um levantamento feito por meio de questionário oral a 493 pescadores esportivos, durante a alta temporada de pesca de 1994, no Pantanal. Os visitantes foram questionados sobre aspectos relacionados com custos da sua decisão de lazer, histórico da viagem, razões para escolher o Pantanal como destino turístico e aspectos de sua experiência, além de informação demográfica. As respostas ao questionário indicaram que a pesca· esportiva, na parte sul do Pantanal, é realizada por homens de meia-idade, casados e com educação formal e situação econômica superior, em relação ao que é típico no Brasil. Em média, os respondentes já visitaram a região quatro vezes. Realizam viagens de 2.700 lan, permanecendo seis dias, gastando US$ 970,00 e capturando 25 kg de peixes cada um, por viagem, em média. Estima-se um total de US$ 36.453.340,00 em gastos diretos relacionados com visitas de pesca no sul do Pantanal. A principal razão para o pescador esportivo visitar o Pantanal sul é o ambiente natural único, e não a pesca. Essa informação tem relevância política para o desenvolvimento do turismo regional e para os esforços de marketing, assim como para os objetivos de administração dos recursos naturais do Pantanal. 

Palavras-chave

Pesca esportiva, custos, manejo de recursos naturais. 

Referências

CATELLA, A.C.; PEIXER, J.; PALMEIRA, S. da S. Sistema de controle da pesca de Mato Grosso do Sul, SCPESCA/MS - I, maio/1994 a abril/1995. Corumbá, MS: EMBRAPA-CPAP/ SEMADES-MS, 1996. 49p. (EMBRAPA-CPAP. Documentos 16).

CATELLA, A. C.; NASCIMENTO, F. L.; MORAES, A. S.; RESENDE, E. K. de; CALHEIROS, D. E; OLIVEIRA, M. D. de; PALMEIRA, S. da S. ln.: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amawnia Legal. Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai (Pantanal) - PCBAP. Diagnóstico dos meios físico e biótico: meio biótico. Brasília, 1997. v.2, t.3, p.323-400.

5da3752f0e8825505eba68e1 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections