Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5da37a7e0e8825f36aba68e1
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO EM CONDIÇÕES DE RISCO:  UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DE  UM MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR, EM MINAS GERAIS 

José Newton Pires Reis; Alfredo Picerno Pongibove

Downloads: 0
Views: 812

Resumo

Este trabalho compreende a aplicação de dois métodos diferentes para avaliar a conveniência da contratação de um técnico agrícola que se incorpore ao gerenciamento de uma fazenda leiteira no centro-oeste mineiro. Primeiramente, desenvolve-se um modelo baseado no enfoque da média-variância, verificando-se a combinação de atividades que maximizam a margem bruta do empresário. Em seguida, utilizam-se técnicas conjuntas de programação linear e simulação, como forma de incorporar a aleatoriedade nos coeficientes do modelo básico. Observou-se grande aproximação entre os resultados, com a alternativa para a contratação de um técnico, de modo geral, mais vantajosa, quando comparada com a forma atual de gerenciamento, em particular quando se deseja obter níveis de renda mais elevados. 

Palavras-chave

Administração rural, alocação de recursos, incertezas, distribuição cumulativa de probabilidade, MOTAD. 

Referências

AZEVEDO FILHO, A. J. B. V & PERES, E C. {Competitividade da cultura da soja em uma empresa da região de Campinas, SP", in Embrapa-DDT, Planejamento da propriedade agrícola - modelos de decisão, Brasília, 1984.

CRUZ, E. R. '1\spectos teóricos sobre incorporação de riscos em modelos de decisão", Embrapa- D DT, Planejamento da propriedade agrícola - modelos de decisão, Brasília, 1984.

DILLON, J. L. Avaliação de tecnologias agrícolas alternativas sob risco, Fortaleza, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, 1975, 22p.

GARCIA, J. C. & CRUZ, L. C. "Seleção, pela dominância estocástica, de práticas agrícolas eficientes com respeito ao risco; uma aplicação para a cultura do milho", Revista de Economia Rural, Brasília, 17(2):131-42, abr/jun 1979.

HAZELL, P. B. R. '1\. linear alternative to quadratic and semivariance programming for farm planning under uncertainty: reply'',American Journal Agriculture Economics, 53(1), fev 1971.

HILLIER, F. S.; LIEBERMAN, G. J. Introdução a pesquisa operacional. 3ª ed., São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1988. MARK.owrrz, H. "Portfolio Selection", J. Finance, 7(1), mar 1952.

PERES, F. C. "Planejamento da empresa agrícola em condições de risco", Embrapa-DDT. Planejamento da propriedade agrícola - modelos de decisão, Brasília, 1984.

SUGAI, Y. "Planejamento básico de uma empresa agropecuária pela programação linear", Viçosa. 1972. Mestrado - Universidade Federal de Viçosa.

5da37a7e0e8825f36aba68e1 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections