Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5da4bff40e88256318ba68e1
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

CERCAMENTO DOS CAMPOS: UMA PERSPECTIVA PARA COMPREENSÃO DO CARÁTER DA SUBORDINAÇÃO DA AGROPECUÁRIA AO CAPITAL NO BRASIL PÓS-64

ALBERTO DA SILVA JONES; MATHEUS BRESSAN; JOSÉ SOLON GUERRERO GUTIERREZ; EDGARD DE VASCONCELOS BARROS

Downloads: 1
Views: 1606

Resumo

Analisa-se o caráter e a lógica do processo de privatização da propriedade fundiária en- quanto componente fundamental do processo de expansão do modo capitalista de produção nas suas fronteiras com a agropecuária brasileira nos últimos anos, especialmente no peáodo que se seguiu à aprovação do "Estatuto da Terra" em novembro de 1964. Com base na análise de documentos e da- dos censitários dos anos de 1960, 1970 e 1980, referentes à expansão das áreas dos estabelecimentos agropecuários, sua variação diferencial e desigual por estratos de áreas e regiões, e dos níveis de utili- zação e destinação dada às terras então apropriadas, bem como seus efeitos sobre os movimentos de- mográficos, evidencia-se que o caráter desse processo de expansão do capital sobre as fronteiras agropecuárias foi, sobretudo e primordialmente, o da chamada acumulação primitiva, através da qual o capital apropria-se, sem necessariamente produzir, de riquezas naturais e/ou criadas pela pequena produção. Busca-se esclarecer como esse processo significa a estruturação e desenvolvimento da pro- priedade privada burguesa na agricultura, pela destruição da propriedade ou posse, não importando o caráter juádico dos produtores diretos. Evidencia-se igualmente o caráter de violência e ilegalidade embutidos nesse processo e a conivência de setores importantes da burocracia estatal, o que reforça, definitivamente, o seu caráter de acumulação primitiva. Registra-se também, e com ênfase, a especi- ficidade desse processo de acumulação primitiva enquanto um fenômeno de cercamento dos campos pelo grande capital nacional e multinacional e suas articulações com os mecanismos especificamente capitalistas de subordinação da agricultura ao capital através do monopólio do processo produtivo. Fica evidenciado pela pesquisa que a política fundiária do Estado, no peáodo, foi a consagração desse processo, sem precedentes na história do país, de concentração fundiária e destruição da peque- na produção como recurso à preparação do terreno para a plena subordinação da agropecuária brasi- leira ao grande capital. Finalmente chama-se a atenção para o risco dessa estratégia de "moderniza- ção consevadora" ou "dolorosa", baseada na aliança entre a propriedade fundiária e o capital como opção para a subordinação da agricultura, na medida em que esta aliança de classes pode significar, no médio e longo prazos, uma "punição" sobre a mais-valia em favor da propriedade fundiária, o que pode vir a se configurar em um sério bloqueio ao desenvolvimento, não apenas da agropecuária, mas da própria reprodução ampliada da formação econômico-social brasileira.

Palavras-chave

agricultura e estado, agricultura e capitalismo nas fronteiras agrícolas, acumulação de capital na agricultura, política fundiária, terras agrícolas, padrão de utilização.

Referências

AMIM, S. O capitalismo e a renda fundiária, a dominação do capitalismo sobre a agri- cultura. ln:AMIM, S. & VERGOPOULOS, K. A questão camponesà e o capitalismo. Lisboa, Regra do Jogo, 1978.

BRASIL. CONGRESSO. Câmara dos Deputados. Projeto de Resolução n 85, de 1978: CPI do Sistema Fundiário. Brasília, 1979.

BRESSER PEREIRA, L.C. Desenvolvimento e crise no Brasil: 1930-1983. São Paulo, Brasiliense, 1985.

____. Economia brasileira: uma introdução crítica. São Paulo, Editora Brasilien- se, 1986.

DELGADO, G.C. CAMP, 1985. Capital financeiro e agricultura no Brasil. São Paulo, lcone, UNICAMP, 1985.

D'INCAO, M.C. O bóia-fria: acumulação e miséria. petrópolis, Vozes, 1983.

FOWERAKER, J. A luta pela terra:a economia política da fronteira pioneira no Brasil de 1930 aos dias atuais. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.

JONES, A. S. Acumulação primitiva e cercamento dos campos na agricultura brasileira: urna hipótese de trabalho. Viçosa, UFV, 1987.

KAUTSKY, K. A questão agrária. Porto, Portucalense, 1975.

LENIN, 1.1. Capitalismo e a agricultura nos Estados Unidos da América: novos dados sobre as leis do desenvolvimento do capitalismo na agricultura. Pinheiros, Brasil Debates, 1980.

MANOEL, E. O capitalismo tardio. São Paulo, Nova Cultural, 1985.

MARTINS, J.S. Os camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. Petrópolis, Vozes, 1983.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1975. t. 1, v. 1 e 2; 1980, t. 2, v. 3 e t. 3, v. 4; 1981, t. 3, v, 5 e 6.

MARX, K. Miséria da filosofia. Porto, Escorpião, 1976.

MEAF. Coletânea de legislação agrária. Brasília, 1983.

MINC, C. A reconquista da terra: estatuto da terra, lutas no campo e reforma agrária. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.

SILVA, J. G. Da. Estrutura agrária e produção de subsistência na agricultura brasUeira. São Paulo, Hucitei:, 1980,

SILVA, J. G. da. A modernização dolorosa: estrutura agrária, fronteira agrícola e tra- balhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.

SILVA, J. G. da. Progresso t,cnico e relações de trabalho na agricultura, São Paulo, Hucitec, ·1981a.

SILVA, S. Valor e renda da terra: o movimento do capitalismo no campo. São f>aulo, Polis, 1981b.

SORJ, B. Estado e classes sociais na agricultura brasileira.Rio de Janeiro, Zahar, 1980.

VERGOPOULOS, K, et ai. Capitalismo disforme: o caso da agricultura no Mpitalismo. ln: AMIM, S. & VERGOPOULOS, K. A questão camponeaa e o capitalismo. Lisboa, Regra do Jogo, 1978.


Submetido em:
30/05/1987

Aceito em:
04/12/1987

5da4bff40e88256318ba68e1 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections