Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5da5873c0e8825761eba68e2
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

Necessidades anuais de lenha para a produção agropecuária em município gaúcho de pequenas propriedades

Gustavo M. Quesada; José Antônio Costa Beber; Lino Geraldo Vargas Moura

Downloads: 0
Views: 758

Resumo

Este estudo trata das necessidades anuais de lenha em um pequeno muni- cípio rural. O local de estudo é Agudo/RS, distante 280 Km, na direção oeste de Porto Alegre, que se caracteriza pela presença de 2.600 propriedades rurais. A média dos 62% de pequenos lotes (com menos de 20 ha) é de 8,7 ha, onde são produzidos arroz, fumo, soja, feijão, milho e mandioca. A energia da lenha é utilizada principalmente para secar as folhas do fumo e os grãos de arroz. É necessário um consumo médio de 1,7 m3 de lenha para cada 100 kg de fumo. A pesquisa conclui que há necessidade de uma ex- tensiva campanha de reflorestamento. As reservas existentes foram calculadas para so- breviverem por mais cinco anos. Todavia, o reflorestamento não pode exclusivamente se basear em uma decisão individual. O estudo conclui que é necessário iniciar imedia- tamente processos educativos que possam incentivar medidas para gerar florestas co- munitárias. O fumo, ainda que importante economicamente, não foi considerado ecolo- gicamente prudente. Mas se este produto é para ser mudado por causa.da indevida energia usada, os produtos que o substituírem deverão também absorver grande mão- de-obra, na mesma quantidade requerida pelo fumo.

Palavras-chave

energia, ecologia, fumo, secagem do arroz, extensão rural, Rio Grande do Sul.

Referências

COSTA BEBER, J.A. & QUESADA, G.M. Balanços energéticos por proprie- dades em Região de Minifúndio. Brasília, SBPC, 1987.

FUNDAÇÃO IBGE, Rio de Janeiro, RJ. IX Recenseamento Geral do Brasil - 1980. Censo Agropecuário - Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro, 1.(22), 1984.

MONTALEMBERT, M.R. & CLEMENT, J. Fuelwood Supplies in the Developing Countries. Roma, FAO, 1983. (Forestry Paper, 42).

PIMENTEL, D.; W ARNEKE, A.; TEEL, W.S.; SCHW AB, K.; SINCOX, N.; EBERT, D.; BAENISH, K.; AARON, M. Food versus biomass fuel: socio-economic and environmental impacts in the United States, Brazil, lndia, and Kenya. Ithaca, Cornell University, 1987. mimeografado - sob revisão.

QUESADA, G.M. & COSTA BEBER, J.A. Tudo pelo social, na energia para o meio rural. Santa Maria, CPGER/UFSM, 1988. mimeografado - submetido para apreciação em Ciência Hoje.

QUESADA, G.M.; COSTA BEBER, J.A.; SOUZA, S.P. Balanços energéticos agro- pecuários: uma proposta metodológica para o Rio Grande do Sul. Ci. e Cult., São Paulo, 39:20-28,jan. 1987.


Submetido em:
09/11/1987

Aceito em:
09/11/1988

5da5873c0e8825761eba68e2 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections