Preços agrícolas e teoria de mark-up
Rita de Cássia M.T. Vieira; Antônio Raphael Teixeira Filho
Resumo
O poder de mercado é fator decisivo na determinação do nível de inflação, na medida em que permite às empresas manter suas margens e elevar os preços auto- nomamente, independente do mercado. O setor agrícola, embora tido como um setor perfeitamente competitivo, conta com um setor atacadista oligopolizado que manipula a oferta e pode criar artificialmente a escassez. É um mercado em que poucos concor- rentes são responsáveis por parcela considerável de abastecimento da população. Com estrutura concentrada de mercado, o setor atacadista é freqüentemente apontado como grande responsável pelo fenômeno inflacionário, particularmente através dos serviços comerciais de abastecimento. O objetivo do presente estudo é analisar a inflação de preços agrícolas brasileira utilizando a abordagem de mark-up. Comparando-a com a inflação industrial e global, foi feita uma avaliação do modo como estes preços va- riam de acordo com os fundamentos da teoria. Os resultados alcançados indicam re- passe de mais de 100% dos custos aos preços agrícolas finais. A presença de oligopólio no mercado atacadista de produtos agrícolas torna, para os preços do setor, mais fácil a absorção de acréscimos nos custos do que para os preços dos outros setores.
Palavras-chave
References
BRESSER PEREIRA, L.C. & NAKANO, Y. Inflação e recessão. São Paulo, Bra- siliense, 1983. 200p.
CONJUNTURA ECONÔMICA. Índices econônúcos. V. 33, n.11, 1979. Suplemento Especial.
CONSIDERA, C.M. Preços, mark-up e distribuição funcional da renda na industria de transformação: Dinâmica de longo e de curto prazo 1959/1980. Pcsq. Planej. Ecoo., Rio de Janeiro, 11(3):637-702, dez. 1981.
FONSECA, C.H. & CONTINI, E. Informações e índices básicos da economia brasileira - Subsídios para o economista agrícola. Brasília, EMBRAPA- DEP, 1985. 81p.
KALCKI, M. Costs and prices. ln: - - - - . Selected essays in the dynamics of tbe capitalist economy. Cambridge, Cambridge University Press, 1971. p.43-61.
RANGEL, J. A inflação brasileira. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1963. 138p. SAYAD, J. Inflação e agricultura. Pesq. Planej. Ecoo., Rio de Janeiro, 9(1):1-32, abr. 1979.
Submitted date:
09/15/1988
Accepted date:
11/15/1988