Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5da591ad0e88254a41ba68e3
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

Intervenção estatal e a agroindústria canavieira no Brasil

Pedro Ramos; Walter Belik

Downloads: 3
Views: 994

Resumo

O presente artigo busca retomar a discussão em tomo do papel do Insti- tuto do Açúcar e do Álcool na condução do planejamento da agroindústria canavieira no Brasil. Criado em 1933 e considerado inovador para a época, o IAA foi tido por várias décadas como modelo administrativo cumprindo papel fundamental na regulação das relações no espaço canavieiro e na defesa dos produtos brasileiros no mercado ex- terno. Ao longo dos últimos anos, entretanto, as suas atribuições têm sido cada vez mais esvaziadas e a sua privatização, ou simples extinção, faz parte dos objetivos ime- diatos do governo federal. No entanto, não obstante o clamar da opinião pública e a intenção das autoridades sucro-alcooleiras, o IAA permanece ativo e atuante. Passados mais de 50 anos da criação do IAA, a conjuntura açucareira mundial se alterou profun- damente, abriu-se um novo mercado para a agroindústria, o álcool carburante, e o eixo de apoio político-institucional da autarquia se deslocou do Nordeste para o Centro-Sul. As novas forças políticas que emergeram no período de pós-modernização, no início dos anos 70, criaram novos canais de pressão e atuação junto ao governo, chamando para si a definição da política sucro-alcooleira e administrando diretamente as instân- cias nas quais o IAA não mostrava a eficiência desejada.

Palavras-chave

cana-de-açúcar.

Referências

ANCIÃES, et alii. Avaliação tecnológica do álcool etillco. Brasília, CNPq, 1981.

BELIK, W. A tecnologia em um setor controlado: o caso da agroindústria canavieira em São Paulo. Cad. Dif. Tecnol., Brasília, 1.(1):99-136,jan./abr. 1985.

CABRAL, P.E. de C.T. O trabalhador da cana-de-açócar em Pernambuco: da senzala ao caminhão. Recife, UFPE, 1983. Tese Mestrado.

COOPERATIVA FLUMINENSE DOS PRODUTORES DE AÇÚCAR E ÁLCO- OL, Campos, RJ. Aç6car e Álcool - os caminhos da comercialização e da produtividade. ln: ENCONTRO NACIONAL DOS PRODUTORES DE AÇÚCAR E ÁLCOOL, 8, Campos, RJ, APEC/COPERFLU. 1980.

FUNDAÇÃO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO. Centro de Estudos e Projetos em Sistemas de Administração. Projeto Instituto do Açiicar e do Álcool. São Paulo 1985. mimeo.

GAZETA MERCANTIL, São Paulo, 18 fev. 1987. p.12.

PETRONE, M.T.S. A lavoura canavieira em São Paulo. São Paulo, 1968. Ed. Difel.

QUEDA, O. A intervenção do Estado e a Agroindústria Açucareira Paulista. Piracicaba, ESALQ/USP, 1972. Tese Doutoramento.

RAMOS, P. Um estudo da evolução e da estrutura da agroindóstria cana- vieira do Estado de São Paulo (1930-1982). São Paulo, EAESP-FGV, 1983. Dissertação Mestrado.

SZMRECSÁNYI, T. O planejamento da agroindústria canavieira do Brasil (1930-1975). São Paulo, 1979. Ed. HUCITEC/UNICAMP.

VISÃO, São Paulo. Quem é Quem na Economia Brasileira - vários anos.


Submetido em:
28/10/1987

5da591ad0e88254a41ba68e3 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections