Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5dd574340e88258778c8fca7
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

ABASTECIMENTO DE MADEIRA PARA A PRODUÇÃO DE CELULOSE: UMA APLICAÇÃO DE ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO

Ana Raquel B. M. Ribeiro, Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, Decio Zylbersztajn

Downloads: 4
Views: 999

Resumo

O sistema agroindustrial da celulose no Brasil caracteriza-se por um elevado grau de integração vertical para trás, ou seja, as plantas industriais são abastecidas com madeira produzida pelas próprias empresas. O fim dos Incentivos Fiscais ao Reflorestamento, no final da década de 80, elevou substancialmente os custos de produção das florestas plantadas, sugerindo um aumento da terceirização da base florestal. Neste estudo de caso empírico demonstrou-se, através de um modelo quantitativo, que mesmo com o fim dos Incentivos Fiscais ao Reflorestamento, as características de especificidade do ativo, freqüência e incerteza da transação levarão a empresa estudada a manter a estrutura de govemança do abastecimento de madeira predominantemente hierárquica.

Palavras-chave

Integração vertical, custos de transação, celulose, madeira, incentivos fiscais.

Referências

AZEVEDO, P.F. Integração Vertical e Barganha. São Paulo, 1996. 219p. Tese (Doutorado) - Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo.

BACHA, C.J.C. A Dinâmica do Desmatamento e Reflorestamento no Brasil. Piracicaba, 1993. 236p. Tese (Livre Docência) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo.

CAIXETA FILHO, J.V. Mercado de Fretes e Roteamento de Cargas Florestais. Material de apoio ao curso ministrado no II Programa de Reciclagem em Métodos Quantitativos IPEF Piracicaba, 1996.

LARSON, E.D.; RODRIGUEZ, L.C.E.; AZEVEDO, T.R. Farm Forestry in Brazil. Apresentado ao BioResources '94 Biomass Resources: a means to sustainable development, Bangalore, India, Oct. 3-7, 1994.

MACEDO, A.R.P.; MATTOS, R.L.G. A Trajetória de Crescimento dos Principais Produtores Brasileiros de Papel e Celulose - 1970/94 Revista BNDES Setorial, n.3, 49-72p., Mar 1996.

MASTEN, S.E. Empirical Research in Transaction Cost Economics: Challenges, Progress, Directions. Versão preliminar preparada para Conference on TCE and Beyond Rotterdam, Jun 1994. 27p.

RIBEIRO, A.R.B.M. Abastecimento de Madeira para a Produção de Celulose: Uma Aplicação da Economia dos Custos de Transação. Piracicaba, 1998. 117p. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo.

RIORDAN, M.H.; WILLIAMSON, O.E. Asset Specificity and Economic Organization. International Journal of Industrial Organization, n.3, p.365-78, 1985.

5dd574340e88258778c8fca7 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections