O IMPACTO INFLACIONÁRIO SOBRE OS PREÇOS AGRÍCOLAS
PATRÍCIA RAGGIABDALLAH; TÚLIO JOSÉ LENTI MACIEL; ERLY CARDOSO TEIXEIRA
Resumo
A agricultura tem sido apontada como um setor inflacionário, capaz de provocar gran- des alterações no índice geral de preços. Argumenta-se, no entanto, que o setor agrícola é competiti- vo e, portanto, mais vulnerável aos efeitos da inflação que o setor não-agrícola, no qual as variações dos preços são mais facilmente repassadas ao consumidor. O principal objetivo deste trabalho é verificar a influência da inflação sobre os preços pagos e recebidos pela agricultura brasileira. Os principais resultados encontrados indicam que a inflação é transmitida mais rapidamente e com maior intensidade para os preços pagos do que para os preços recebidos. Os preços recebidos pelos produtores requerem um período de tempo maior que os preços pagos para incorporarem um dado choque inflacionário. Conclui-se que a inflação exerce um forte impacto de deterioração da renda agrícola em relação à renda não-agrícola.
Palavras-chave
Referências
CARDOSO, E. Oferta de alimentos e inflação. Pesquisa e Planejamento Econômico. 10(1):45-69, abr, 1980
DELFIM NETO, A. Importância da Agricultura para a Inflação. Estado de São Paulo, 19 de agosto de 1979.
FAGUNDES, M. H. Inflação e Preços Agrícolas: evolução recente. Carta mensal da SUPEC, CFP, ano IV, número 2, 1989.
FIBGE, Estatísticas Históricas do BrasH, v.3, Rio de Janeiro, 1987.
KOYCH, L. M. Oistrib1.1ted Lags and lnvestment Analysis. Amsterdam: North-Holland Publishing Co. 1954.
MODIANO, E. M. Salários, preços e câmbio: os multiplicadores do choque numa econo- mia indexada. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, 9(1): 1-32, aor, 1979.
PASTORE, A., A Resposta da Produção Agrícola aos Preços no Brasil, APEC, SP, 1973.
SIMONSEN, M. H. A Inflação Brasileira: lições e perspectivas. Revista de Economia Política, Rio de Janeiro, 5(4): 15-30, out. dez. 1985.
TWEETEN, L. and GRIFFIN, S. General lnflation and the Farming Economy, Agri- cultura! Experiment Station. Oklahoma State University, 1976.
TWEETEN, L.G. Founda.tions of farm policy. Lincoln, University of Nebraska Press, cap. 8, 1979.
VIEIRA, R. C. & TEIXEIRA, A. R., Inflação e preços agrícolas: uma análise estruturalista. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, vai 26, n2 3, jul/set 1988.
VIEIRA, R. C. & TEIXEIRA, A. R., Preços agrícolas e teoria de mark-up. Revista de Eco- nomia e Sociologia Rural, Brasília, vol. 27, n9 1, jan/mar 1989.
Submetido em:
08/03/1990
Aceito em:
09/10/1990