RENTABIDADE DA IRRIGAÇÃO PÚBLICA NO NORDESTE, SOB CONDIÇÕES DE RISCO - O CASO DO PERÍMETRO MORADA NOVA
José Valdeci Biserra
Resumo
O presente trabalho objetiva determinar a rentabilidade das unidades.de exploração do perímetro Morada Nova, sob condições de risco. Especificamente, estimou-se os seguintes indicadores econômicos: renda líquida, lucro, taxa de remuneração do capital e valorização da mão-de-obra familiar. Utilizou-se o método de simulação de Monte Cario para estimar_ a função de distribuição cumulativa de probabilidade dos indicadores. Utilizaram- se dados primários, "cross section", obtidos através de entrevistas com 36 irrigantes, selecionados ao acaso, referentes ao segundo semetre de 1987 e ao primeiro de 1988. De forma complementar, utilizam-se dados secundários obtidos junto ao DNOCS, à gerência do projeto e à Cooperativa Central dos Irrigantes do Perímetro. Na quantificação dos custos e despesas, considerou-se três cenários em relação ao valor da tarifa d'água. No primeiro, considerou- se a tarifa cobrada atualmente no perímetro. No segundo, admitiu-se que a tarifa d'água cobriria apenas os custos anuais de administração, operação e manutenção, e, no terceiro, a tarifa cobriria todos os custos, inclusive os referentes à amortização dos investimentos públicos. Os resultados indicam que os colonos podem pagar com total segurança uma tarifa d'água que cubra os custos de operação e manutenção. No entanto, se eles vierem a pagar a tarifa integral, enfrentarão sérias dificuldades, pois em 38% dos casos eles terão prejuízo.
Palavras-chave
References
AZEVEDO FILHO, A. J. de B. V de. Análise econômica de projetos; suftware para situações detemlinísticas e de risco envolvendo simulação. Piracicaba, ESALQ/ USP, 1988, 127p. (Dissertação de MS).
BRASIL. MlNTER. Programa de irrigação do Nordeste. PROINE, Brasília, 1986.
COIMBRA, F. G. Análise sócio-econômica do projeto de irrigação Morada Nova - CE em relação à estratégica do desenvolvimento rural integrado. Fortaleza, UFC/DEA, 1986. 60p. (Dissertação de Mestrado).
DNOCS. Perímetro irrigado de Morada Nova, Plano de exploração, Fortaleza, 1990. (mimeo).
FROTA, E. H. Irrigação e a produção de alimentos. A Lavoura. Rio de Janeiro, p. 44-52, set./out., 1981.
GITTINGER, J. Price. Economic analysis o fagricultura! projects. 2d. Edition. EDI/World Bank. Baltimore. The John Hopkins. 1984. 505p.
HERTZ, O.B. Risk, analysis in capital investiment. Harvard business review. 42(1): 95-106, 1964.
HOFFMANN, R. et alii. Administração da empresa agrícola. São Paulo, Pioneira, 1987. 325p.
NEVES, E. M. et alii. Citricultura em Goiás: análise de investimento sob condições de risco envolvendo simulação. ln: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 28, Florianópolis. Anais. Brasília, SOBER, 1990. V 2, p. 364.
NORONHA, J. F. Projetos agropecuários: administração financeira, orçamentação e avaliação econômica. São Paulo, Atlas, 1987. 269 p.
PEREIRA, J. A. Variações patrimoniais e análise da eficiência de empresas agropecuárias no Estado do Ceará- 1978179. Fortaleza, Tese apresentada ao Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará, Concurso Professor Titular, 1980. 80p.
POULIQUEN, L. Y. Risk analysis in project appraisal. Baltimore, the Johns Hapkins University Press, 1983, 79p.
VALENTE JÚNIOR, A. S. Rentabilidade das explorações agropecuárias do projeto de irrigação Morada Nova (CE). Fortaleza, UFC/DEA, 1990, 93p. (Dissertação de Mestrado).
Submitted date:
03/11/1994
Accepted date:
07/13/1994