Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5e934ae80e8825f339dafd08
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

DINÂMICA ECONÔMICA E REORGANIZAÇÃO ESPACIAL. NOTAS SOBRE O CASO DA EXPANSÃO DO CAPITAL URBANO NO ESPAÇO RURAL NA AMAZÔNIA

ÂNGELA MOULIN S.; PENALVA SANTOS

Downloads: 0
Views: 674

Resumo

Este trabalho parte da premissa de que o Capitalismo, em seu processo de desenvolvimento, vai apresentando desdobramentos espaciais que acabam por conferir à cidade a condição de "locus" privilegiado de acumulação. Uma vez, contudo, que as oportunidades de investimentos rentáveis na cidade vão diminuindo, o espaço rural se reapresenta como uma fronteira de oportunidades, o que acaba resultando em novas relações entre campo e cidade, que não podem ser reduzidas apenas à clássica drenagem de recursos do campo em direção à cidade. Estas novas relações cidade-campo não são característica apenas das regiões de ocupação já consolidada, mas também das áreas de ocupação recente, como é o caso da Amazônia, mesmo nas localidades cuja incorpora- ção à economia capitalista se deve a projetos de colonização agrícola.

Palavras-chave

fronteira de recursos, urbanização, relações campo-cidade.

Referências

Graziano, J. (org.) - Estrutura Agrária e Produção de Subsistência na Agricultura Brasileira. São Paulo, Editora Hucitec, 1978.

Mueller, G. - Complexo Agroindustrial e Modernização Agrária. São Paulo, Editora Hucitec, 1989, Série Estudos Rurais.

Kageiyama, A. - "O Novo Padrão Agrícola Brasileiro: do Complexo Rural aos Complexos Agroindustriais", in Delgado, G., Gaskes, J. G. e Villaverde, C. M. (org.) - Agricultura e Políticas Públicas, Rio de Janeiro, IPEA 127, IPEA, 1990.

Wilkinson, J. - O Estado, a Agroindústria e a Pequena Produção. São Paulo, Editora Hucitec, 1986, Série Estudos Rurais.

Delgado, Guilherme - Capital Financeiro e Agricultura no Brasil. Campinas, Editora Ícone/Universidade de Campinas, 1985.


Submetido em:
14/06/1994

Aceito em:
16/11/1994

5e934ae80e8825f339dafd08 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections