ADOÇÃO DE TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR NA REGIÃO DO CARIRI, CEARÁ
AHMAD SAEED.KHAN; DEMÓCRITO GONÇALVES LIMA RIBEIRO; LÚCIA MARIA RAMOS SILVA; TEOBALDO CAMPOS MESOUITA
Resumo
Estetrabalhotevecomoobjetivodescreverascaracterísticass6cio-econômicasdospro- dutores de cana-de-açúcar da microrregião do Cariri, CE, bem como analisar a influência de variáveis pessoais, sócio-culturais, estruturais e econômicas sobre a adoção de práticas agrícolas recomen- dadas pelas instituições de pesquisa e extensão. Os dados foram obtidos diretamente dos 198 produ- tores da região. Os métodos de análise utilizados foram: tabular, correlação e análise de regressão. Os grandes produtores apresentaram maior nível de adoção; as variáveis escolaridade, assistência técnica, exposição nos meios de comunicação, participação social, crédito rural e mão-de-obra mostraram associação positiva com a adoção das inovações tecnol6gicas.
Palavras-chave
Referências
BARROS, P.M. de. F.atores associados à adoção de práticas agrícolas em Currais Novos, Rio Grande do Norte. Viçosa: UFV, 1969. 73p. (Tese de Mestrado).
COCHRAN, W.G. Técnicas de amostragem. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1965. 555p.
EMBRATER & EMBRAPA. Sistemas de produção para cana-de-açúcar; região do Cariri. Fortaleza: 1978. 32p. (Sistemas de Produção, 111).
KMENTA,J. Elementos de econometria.São Paulo: Atlas, 1978. 670p.
ROGERS, E.M. Diffusion of innovations. New York: Free Press, 1962. 376p.
SANTOS, M.M. Fatores sócio-culturais e econômicos relacionados com adotabilidade de práticas agropecuárias no Estado de Minas Gerais. Viçosa: UFV, 1977. 142p. (Tese de Mestrado).
Submetido em:
25/01/1991
Aceito em:
28/06/1991