Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5ea965f20e8825f732bd4787
Revista de Economia e Sociologia Rural
INFORMATIVO SOBER

SUMÁRIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS AO XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL - Curitiba, 26 a 29 de julho, 1982

Downloads: 0
Views: 599

Resumo

O tema central do XX Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, "Agricultura: Prioridade ou Instrumento?", buscou trazer à mesa de debates as diversas versões sob as quais é encarado, pelos profissionais da economia e sociologia rural, o desempenho político da Nação com respeito ao setor agrícola. Adi- cionalmente, procurou-se debater modelos alternativos que, dadas as tendências previstas, serviriam para orientar o eventual redirecionamento das políticas vigentes.

Do substancial conjunto de contribuições trazido à discussão, naquela oportunidade, procurou-se extrair as conclusões que melhor retratariam as posições assumidas pelos conferencistas nos diversos painéis e grupos de discussão. O objetivo do presente trabalho é apresentar tais conclusões. Espera-se, assim, divulgar em maior escala os principais resultados do Congresso atendendo, ao mesmo tempo, a urna das principais funções da SOBER, qual seja, a de estimular a discussão e a divulgação dos conhecimentos, de base científica, no campo da economia e sociologia rural.

A abordagem do tema seguirá a linha de apresentação adotada nas sessões do XX Congresso. Em primeiro lugar, será enfocado o quadro mais amplo: a ação do Estado brasileiro com respeito à agricultura, em seus aspectos formais, o processo e os instrumentos de intervenção estatal, e estratégicos, a inserção do setor agrícola na política econômica adotada. Em seguida, serão examinados os ajustamentos a que o setor agrícola se vê induzido em função das prioridades nacionais, os que visam atender às demandas por alimentos, exportações e energia, e as corres- pondentes mudanças quanto aos fatores de produção. Finalmente, esta síntese abordará o conceito de prioridade agrícola e sua aplicação e o que esta significa do ponto de vista econômico e social no caso brasileiro.

5ea965f20e8825f732bd4787 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections