Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5ea969bc0e8825ac3dbd4787
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

EFICIÊNCIA ECONÔMICA ENVOLVENDO RISCO: MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO VERSUS MAXIMIZAÇÃO DE UTILIDADE NA AGRICULTURA

JOSÉ FERREIRA DE NORONHA

Downloads: 0
Views: 853

Resumo

O presente estudo teve por objetivo reexaminar a hipótese de que os agricultores alocam seus recursos com o objetivo de maximizar os lucros. Utilizou-se a abordagem da teoria da decisão, com os valores das produtividades marginais substituídas por uma estimativa da perda de oportunidade à qual o agricultor está sujeito, se operar fora do ponto ótimo. Ao contrário de resultados obtidos por Dillon & Anderson (1971), em que constataram evidências de algumas ineficiências alocativas, a principal conclusão a que se chega é que, de um modo geral, os agricultores são altamente eficientes no sentido de alocar os seus recursos objetivando a maximização de lucros. As informações utilizadas foram obtidas de pesquisas anteriores nas quais haviam sido estimadas funções de produção do tipo Cobb-Douglas.

Palavras-chave

teoria da decisão, função de produção Cobb-Douglas, eficiência alocativa.

Referências

DILLON, J.L. & ANDERSON, J.R. Allocative efficiency, traditional agricultura and risk. Am. J. Agric. econ., 53(1) :26-32, 1971.

FAJARDO, C.M. Sistemas de produção na pecuária de corte do Triângulo Minei~ ro. Viçosa, MG, Universidade Federal de Viçosa, 1976. Tese Mestrado.

GODOI, C.R.M. Um algorismo eficiente para simulação de vetores com distribui- ção multinacional. Cian. cult., São Paulo, 30(61, 1978.

GOMES, S.T. Sistemas de produção da pecuária da leite em três microrregiõas do Estado da Minas Gerais. Viçosa, MG, Universidade Federal de Viçosa, 1976. Tese Mestrado.

KALIL, M.N. & DIEHL, V.J. Manual do usuirio para processamento de rotina no setor de processamento de dados. Programa: análise da eficiência econômica. Piracicali!a, SP, ESALQ/DESR, 1978. (Série Manual, 3).

KALIL, M.N.; NORONHA, J.F. & GRAÇA, L.R. Uso da regressã'o de Cumeeira (Ridge regression) para reduzir multicolinearidade em funções de produção do tipo Cobb-Douglas: o caso da soja no Estado do Paraná. ln: REUNIÃO ANUAL DA S~IEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA RURAL, 16, Fortaleza, CE, 1978. ResÜmo. p.8.

NORONHA, H.F. Análisa aconômica do uso dos recursos na produção de leite, Vale do Parafba, Estado de Sio Paulo. Ano agrícola 1972/73. Viçosa, MG, Universidada Federal de Viçosa, 1974. Tese Mestrado.

NORONHA, J.F. A study of allocative efficiency at the farm levei in Southern Brazil. Lexington, Ky, University of Kentucky, 1973. Tese Doutorado.

PEREIRA, R.R. Sistema de produção em pecuiria de corte na zona do rio Doce, Estado de Minas Gerais. Viçosa, MG, Universidade Federal de Vi- çosa, 1976. Tese Mestrado.

YOTOPOULOS, P.A. Allocative efficiancy in economic development. Athens, Center of Planning and Economic Research, 1967.


Submetido em:
20/01/1983

Aceito em:
02/08/1983

5ea969bc0e8825ac3dbd4787 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections