Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/doi/10.1590/1234-56781806-94790540305
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

Coordenação do Comércio Atacadista de Pescado no Mercado do Ver-o-Peso, em Belém-Pará

Abraão Oliveira Neto; Janaína Deane de Abreu Diniz; Wilma Marques Leitão; Dioniso Souza Sampaio

Downloads: 2
Views: 1080

Resumo

Resumo:: O Mercado do Ver-o-Peso em Belém do Pará é um dos principais pontos de desembarque e comercialização de pescado do Brasil. Por ele desembarcam 35 mil toneladas de pescado por ano para o abastecimento da região metropolitana de Belém, envolvendo centenas de trabalhadores, com destaque para os balanceiros, agentes comissionados que comercializam a produção dos pescadores no local. O presente trabalho tem o intuito de realizar uma análise sociológica das transações econômicas na tentativa de explicar os mecanismos de funcionamento deste mercado a partir de pressupostos da Sociologia Econômica, como confiança, reciprocidade e cooperação. A metodologia inclui revisões bibliográficas e documentais, entrevistas semiestruturas, observação direta e registros audiovisuais. A análise de conteúdo foi feita a partir da tabulação e classificação dos dados. Os resultados apresentados demonstram a importância do balanceiro como coordenador logístico das transações comerciais realizadas no comércio atacadista de pescado fresco na Pedra do Ver-o-Peso. Espera-se, com este trabalho, fornecer aos acadêmicos e gestores públicos do setor um olhar mais preciso, a partir de uma perspectiva baseada nas motivações individuais e coletivas, nas relações estabelecidas entre os agentes e na construção social dos mercados, onde a palavra-chave é a imersão social (social embeddedness ).

Palavras-chave

Ver-o-Peso, Comércio de pescado, Embeddeness, Sociologia econômica.

Referências

AUGUSTO, C. A. et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). RESR, Piracicaba-SP, v. 51, n. 4, p. 745-764, out./dez. 2013.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: logística empresarial. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2006.

BARTHEM, R. O desembarque na região de Belém e a pesca na foz amazônica. In: BECKERT, J. The social order of markets . MPIFG Working Paper 07/12, 2007.

BRASIL. Ministério da Pesca e Aquicultura. Boletim Estatístico da Pesca e Aqüicultura . Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.mpa.gov.br/index.php/topicos/300-boletim-estatistico-da-pesca-e-aquicultura-2010>.

CAPELLESSO. A. J.; e CAZELLA, A. A. Os Sistemas de Financiamento na Pesca Artesanal: um estudo de caso no Litoral Centro-Sul Catarinense. RESR , Piracicaba-SP, v. 51, n. 2, p. 275-294, abr./jun. 2013.

CARVALHO NETO, R. A. Modelo de análise de redes sociais aplicado à cadeia logística do agronegócio de base econômica familiar . Dissertação de mestrado, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.

FLIGSTEIN, N. Marketis as politics: political-cultural approach to market institutions. American Sociological Review, v. 61, 1996. p. 656-673.

GRANOVETTER, M. Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness. The American Journal of Sociology , v. 91, n. 3, nov. 1985, p. 481-510.

LEITÃO, W. M.; e CORRÊA, M. C. S. Pescadores, balanceiros, vendedores de café: trabalhadores da Pedra do Ver-o-Peso. In: LEITÃO, W. M. (Org.). Ver-o-Peso: estudos antropológicos no Mercado de Belém. Belém: NAEA, 2010. p. 103-131.

McMILLAN, J. A reinvenção do bazar: uma história dos mercados. Tradução: Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed. 2004.

MÖLLERING, G. Marketing constitution analysis: a new framework applied to Solar Power Technology Markets. MPIfG Working Paper 09/07. 2009.

NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Estratégia, Operação e Avaliação . Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

POLANYI, K. A grande transformação: as origens da nossa época . Tradução: Fanny Wrobel. 2ª ed. Rio de janeiro: Editora Elsevier, 2012

PUTNAM, R. Making democracy work . New Jersey: rinceton University Press, 1993.

RUFFINO, M. L. O setor pesqueiro na Amazônia: situação atual e tendências . Coleção Estudos Estratégicos. ProVárzea - Projeto Manejo dos Recursos Naturais da Várzea, Brasília: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, MMA 2007.

SABOURIN, R. Manejo dos recursos comuns e reciprocidade: os aportes de Elinor Ostrom ao debate. Sustentabilidade em Debate , v. 1, n. 2, p. 141-158, 2010.

SABOURIN, R. Sociedade e organizações camponesas Uma leitura através da reciprocidade. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

STEINER, P. A. Sociologia econômica . São Paulo: Atlas, 2006.

SWEDBERG, R. Principles of Economic Sociology . Princeton University Press, 2003.

TELLES, R.; e STREHLAU, V. I. Canais de Marketing & Distribuição Conceitos, Estratégias, Gestão, Modelos de Decisão . São Paulo: Saraiva, 2006.

VIANA, L. F. C. O savoir-faire das cafeterias na extração de cafés especiais: rotinas e processo de valoração . Dissertação de Mestrado. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, Brasília, 2014, 124 p.
 

5ced95c40e88251b3da63c10 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections