Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/doi/10.1590/S0103-20032014000100007
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

Adoção de estratégias para redução de riscos: identificação dos determinantes da diversificação produtiva no Polo Petrolina-Juazeiro.

Silvio Fernando Santana Oliveira Filho; André de Souza Melo; Leonardo Ferraz Xavier; Tiago Farias Sobel; Ecio de Farias Costa.

Downloads: 0
Views: 893

Resumo

O presente estudo caracteriza os produtores agrícolas do Polo Petrolina-Juazeiro segundo a adoção de estratégias de diversificação produtiva para mitigar diversos tipos de riscos. Para tanto, foram coletadas 173 observações e um modelo econométrico de logit ordenado foi aplicado para identificar os fatores que influenciam a probabilidade de o produtor diversificar sua produção. A estimação do modelo econométrico sugere que os principais fatores de influência da diversificação produtiva no polo são: porte do produtor (colono), experiência, participação da receita advinda de contratos, participação da receita advinda de atravessadores, culturas específicas (banana, coco, goiaba, manga e uva), participação em associação, acesso à assistência técnica, certificação, adoção de procedimentos pós-colheita e acesso à internet. A investigação acerca de referidas relações torna-se relevante para a formulação de políticas de incentivo à adoção de estratégias gerenciais de redução de riscos na região, atualmente preocupada com questões associadas à especialização das atividades e à vulnerabilidade dos produtores frente a choques de demanda.

Palavras-chave

Diversificação produtiva, fruticultura, Petrolina-Juazeiro, logit ordenado.
5cf250cb0e8825a7314aa39e resr Articles

resr

Share this page
Page Sections