Políticas editoriais
Taxa de processamento e publicação
A RESR utiliza de taxas de submissão/tramitação e de publicação de artigos para financiar o processo editorial e de publicação da revista. Para mais informações, acesse nossa página de taxas de processamento.
Preprints e outras publicações prévias
A RESR aceita a submissão das seguintes formas de publicação prévia do artigo ou de parte do conteúdo do artigo, reconhecendo a necessidade de célere comunicação e disseminação do conhecimento científico no campo, a qual impulsiona o debate de temas relevantes entre membros da comunidade científica.
Preprints
Assim, a RESR aceita a submissão de artigos previamente disponibilizados em servidores preprint, entendendo que a prática tem ganhado crescente importância na comunidade científica como forma de assegurar o registro de autoria e prioridade, além de proporcionar a rápida disseminação de pesquisas, em consonância aos preceitos da Ciência Aberta.
Ao enviar uma submissão previamente publicada em um servidor de preprint, os autores sempre devem:
- Declarar todos os detalhes, incluindo o nome do servidor preprint e o DOI atribuído.
- Caso o trabalho seja aceito e publicado, responsabilizar-se por atualizar o registro no servidor preprint, para incluir uma referência completa, incluindo o DOI para o artigo publicado.
Abaixo, incluímos uma lista com alguns repositórios de preprints sugeridos:
- SciELO preprints: Multidisciplinar.
- SocArXiv: Ciências sociais.
- Preprints.org: Multidisciplinar.
- Research Square: Multidisciplinar.
- OSF Preprints: Multidisciplinar.
- Zenodo: Multidisciplinar.
Trabalhos de conclusão, dissertações e teses
Submissões derivadas de trabalhos de conclusão de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado serão consideradas para publicação, contanto que sejam adaptadas ao formato de artigo científico e atendam aos padrões de rigor e originalidade da revista.
O artigo submetido deve apresentar uma contribuição original ao campo da economia, administração e sociologia rural e, preferencialmente, oferecer novas perspectivas, insights ou desenvolvimentos não presentes no trabalho original.
No ato da submissão, os autores devem incluir uma declaração/carta informando que o trabalho foi parte de um projeto de graduação, mestrado ou doutorado.
Eventos científicos
A RESR reconhece a importância dos eventos científicos como fóruns valiosos para a apresentação e discussão inicial de pesquisas. Submissões derivadas de trabalhos previamente apresentados em eventos serão aceitas, observando-se os seguintes critérios:
- A aprovação no evento deve ter sido avaliada por pares, e os autores devem ter incorporado as críticas e as sugestões indicadas pelos pareceristas na submissão à RESR.
- O texto deve conter acréscimos substanciais para diferenciar as versões e agregar valor à submissão realizada à RESR.
- Caso a publicação nos anais tenha ocorrido somente no formato de resumo, os autores podem submeter o artigo como está, caso atenda aos padrões de originalidade e qualidade da RESR.
Ao submeter o manuscrito, os autores devem fornecer informações completas sobre o evento no qual o trabalho foi apresentado e em que formato (resumo ou texto completo) ele foi divulgado. Adicionalmente, os autores devem informar como as sugestões dos pareceristas do evento foram incorporadas à versão submetida.
Processo de avaliação por pares
O processo de avaliação da RESR possui quatro etapas, descritas a seguir:
(1) Verificação inicial (desk review)
Nesta primeira etapa, o assistente editorial da revista fará uma verificação do artigo quanto ao atendimento das diretrizes de submissão estabelecidas pela revista. Isso inclui a avaliação do cumprimento dos requisitos de formatação, normalização, limite de palavras e outras normas editoriais específicas. Os autores que não respeitarem as instruções terão sua submissão devolvida para resolução de pendências. A não resolução das pendências após duas devoluções implica rejeição automática do artigo no sistema de submissão.
(2) Avaliação editorial inicial
Nesta etapa, o Editor-chefe da revista avalia o relatório de similaridade gerado pela ferramenta iThenticate, e também se o trabalho está alinhado com o foco temático e a linha editorial da revista segundo critérios como relevância, originalidade e contribuição científica do artigo para o campo da economia e sociologia rural. Em caso afirmativo, a submissão é encaminhada para um Editor associado, que gerenciará a avaliação por pares. Em casos excepcionais, o Editor-chefe poderá sugerir que os autores realizem pequenos ajustes, de tal forma que o trabalho esteja apto e em conformidade com a linha editorial da RESR; caso contrário, as submissões que não atendam a esses critérios serão rejeitadas e os autores, informados do motivo.
(3) Avaliação por pares (peer review)¹
O Editor associado da RESR, indicado pelo Editor-chefe, enviará a submissão para no mínimo dois pareceristas externos realizarem a avaliação no sistema de duplo-anonimato (avaliadores e autores são anônimos entre si). Os pareceristas são solicitados a avaliar as submissões quanto a qualidade da redação, estruturação científica, descrição adequada do aparato teórico e metodológico, contextualização do problema de pesquisa, exposição de dados, análise dos resultados e qualidade das conclusões. O processo de avaliação também considerará a existência de contribuições do manuscrito para a área de pesquisa, tratamento das implicações teóricas e empíricas e indicação de agenda de pesquisa. Em caso de pareceres conflitantes entre os avaliadores, o Editor associado poderá, segundo a necessidade de cada caso, convocar um terceiro avaliador. O Editor associado então analisa a fundamentação dos pareceres e as contribuições sugeridas para emitir a sua decisão, podendo essa ser enquadrada em uma das seguintes opções: modificações substanciais necessárias; modificações pontuais necessárias; aprovação; ou rejeição.
¹ Embora o processo de avaliação padrão da revista seja o sistema de duplo-anonimato, em que avaliadores e autores não conhecem as identidades uns dos outros, para as submissões previamente publicadas em servidores de preprint os revisores terão acesso à identidade dos autores através do trabalho disponível no repositório preprint.
(4) Decisão editorial²
Os autores serão comunicados da decisão por e-mail e receberão uma súmula das avaliações dos revisores. Os artigos que necessitarem de revisões deverão ser retornados à revista com as modificações realizadas (enfatizadas no texto) e com uma breve carta indicando as sugestões dos avaliadores que foram atendidas ou justificando as não atendidas. O Editor associado receberá a nova versão revisada e a carta dos autores e avaliará a necessidade de novas rodadas de avaliação. O Editor associado dialoga com o Editor-chefe ao longo do processo editorial antes de emitir sua decisão final.
² O nome, ou nomes, dos Editores responsáveis pela tramitação e decisão final será apresentado junto ao trabalho publicado.
Submissões internas
As submissões enviadas por editores ou membros do comitê/conselho editorial passarão pelo mesmo processo de avaliação em sistema de duplo-anonimato. Para estes casos, os responsáveis pela supervisão do processo editorial serão editores que não tenham conflitos de interesse com os autores.
Editor-chefe (responsabilidades e seleção)
Responsabilidades:
- Responsável pela avaliação editorial inicial das novas submissões quanto ao mérito e escopo, indicando um Editor associado
- Realizar ou colaborar com a decisão final de aceitação ou rejeição para casos especiais.
- Zelar pela aplicação da Política Editorial da RESR, contando com o auxílio do Conselho Editorial.
- Sugerir mudanças ao Conselho Editorial, solicitando a ratificação destas pela maioria dos conselheiros.
Processo de seleção do Editor-chefe:
O Editor-chefe é indicado pelos membros do Conselho Editorial da RESR e deve ser ratificado pela Diretoria da SOBER em sua reunião ordinária anual. O candidato deverá demonstrar compromisso institucional, dando sequência às propostas de melhoria do periódico e do processo de seleção de trabalhos para publicação. O candidato ou candidata indicado(a) deve:
- ser um pesquisador ou pesquisadora reconhecido(a) pela comunidade;
- ter histórico de atuação como revisor e autor de artigos na RESR e em outros periódicos;
- ter participação em atividades da sociedade.
Tempo de permanência no cargo: O mandato do Editor-chefe da RESR é de 2 (dois) anos, sendo permitida a prorrogação por mais 2 anos.
Editores associados (responsabilidades e seleção)
Os Editores associados são colaboradores muito próximos do Editor-chefe, com envolvimento significativo no dia a dia do processo editorial.
Responsabilidades:
- Realizar pré-avaliações de artigos recém-submetidos quanto à elegibilidade para ser enviado para avaliação por pares, realizando também análise dos relatórios de similaridade.
- Quando designados para gerenciar uma submissão, ficam responsáveis pela decisão final e também podem ser convocados pelo Editor-chefe para colaborar em uma decisão.
- Excepcionalmente, o Editor-chefe pode solicitar que um membro atue como revisor externo, elaborando pareceres em casos especiais, como textos com dificuldade de avaliação por recusa de avaliadores ou por demora na resposta dos indicados.
Processo para seleção dos membros:
A escolha dos membros para o corpo de Editores associados ocorre por indicação do Editor-chefe do periódico. Os nomes dos membros são ratificados pelo Conselho Editorial e pela Diretoria da SOBER em suas reuniões ordinárias anuais. Os membros indicados devem:
- ser pesquisadores reconhecidos pela comunidade;
- ter histórico de atuação como revisor e autor de artigos na RESR e em outros periódicos;
- ter participação em atividades da sociedade.
Tempo de permanência dos membros: A permanência do Editor associado na RESR é de 3 (três) anos, podendo ser prorrogada após o término desse período. O mandato de Editor Associado será renovado anualmente em pelo menos quatro de suas vagas, garantindo um rodízio dos membros e o período de aprendizagem, mas preservando a continuidade das ações e discussões.
Os Editores associados são divididos em três áreas: Economia Rural; Administração Rural e Desenvolvimento e Sociologia Rural
Conselho Editorial (responsabilidades e seleção)
O Conselho Editorial trata de questões de política editorial da revista e sua atuação não têm envolvimento direto com o conteúdo publicado, ou com o processo de avaliação das submissões.
Responsabilidades:
- Tomar decisões coletivamente e, eventualmente, votar matérias relacionadas à adoção ou alterações de políticas editoriais.
- Auxiliar na elaboração e revisão de diretrizes gerais, guias e instruções institucionais.
- Auxiliar o Editor-chefe em casos não previstos na política editorial, sugerir atualizações e adoção de novas regras e melhores práticas.
- Atuar em casos de suspeitas de má conduta, seguindo as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) e políticas da RESR para auxiliar o Editor-chefe quando necessário.
- Excepcionalmente, o Editor-chefe pode solicitar que um membro atue como revisor externo, elaborando pareceres em casos especiais, em sua área de atuação, ou atuando como mediadores em casos de pareceres contraditórios e em debates científicos com os autores.
Processo para seleção dos membros:
A escolha dos membros do Conselho Editorial ocorre por indicação sob responsabilidade do Editor-chefe, do Conselho e dos Editores associados. Os nomes dos membros do Conselho Editorial são ratificados pela Diretoria da SOBER em sua reunião ordinária anual. Os membros internacionais devem ser pesquisadores reconhecidos com histórico de atuação como revisores de periódicos internacionais e que tenham relação de pesquisa e interesse nos assuntos tratados na RESR. Os membros indicados devem:
- ser pesquisadores reconhecidos pela comunidade;
- ter histórico de atuação como revisor e autor de artigos na RESR e em outros periódicos;
- ter participação em atividades da sociedade.
Tempo de permanência dos membros: A permanência do membro do Conselho Editorial na RESR é de 3 (três) anos, podendo ser prorrogada após o término desse período. O Conselho será renovado anualmente pelo terço, garantindo um rodízio dos membros e o período de aprendizagem, mas preservando a continuidade das ações e discussões em curso.
Declaração e políticas de ética na pesquisa e na publicação
A RESR endossa e segue os mais rígidos preceitos éticos e recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) e do Council of Science Editors (CSE).
Assim, apresentamos aqui as políticas e responsabilidades dos editores, autores e revisores para garantir que os processos de pesquisa, publicação e correção sejam conduzidos de forma ética, profissional e responsável.
Reportando suspeitas e problemas
Todos são encorajados a utilizar as informações de contato para reportar quaisquer problemas ou suspeitas de má conduta encontrados em trabalhos publicados, ou durante o processo de avaliação.
Ao enviar sua mensagem, inclua um relatório detalhado descrevendo datas e eventos para que a equipe da revista possa atuar com agilidade e assertividade.
Esta política visa manter um registro transparente e preciso do conhecimento científico, garantindo que erros, imprecisões ou má conduta na pesquisa sejam corrigidos de maneira responsável e ética.
Assim, a RESR utilizará as diretrizes do COPE para embasar as ações e decisões acerca de correções e retratações.
Correções
Erros após a publicação podem ser identificados por diferentes atores (autores, leitores, editores, etc.) e devem ser comunicados à equipe editorial da revista para tomar as providências. As correções podem ser aplicadas para erros de digitação, imprecisões factuais, erros de dados ou erros de autoria que não afetem a conclusão do estudo. A correção será publicada em forma de errata, explicando o motivo da correção e detalhando as alterações realizadas, vinculada ao artigo original.
Retratações
A retratação total ou parcial de um artigo pode ser necessária quando há problemas que comprometem invalidam os resultados ou conclusões. Adicionalmente, em casos em que há evidências de má conduta científica, como plágio, falsificação de dados, publicação duplicada, entre outras, também será realizada a retratação. A identificação de problemas como os citados anteriormente e outros tipos de violações podem ser identificadas pelos autores, pela equipe editorial ou por denúncias externas. A decisão final cabe ao Editor-chefe da RESR, baseada em investigações e consultas com especialistas, quando necessário. Caso a retratação seja necessária, essa será publicada em forma de nota, explicando as razões da retratação, vinculada ao artigo original, que será marcado tanto no pdf quanto na página do artigo, com a informação “artigo retratado”.
Responsabilidades dos editores
Durante a pesquisa e antes da submissão:
- Informar-se sobre as melhores práticas recomendadas para pesquisa e publicação e procurar incorporá-las ao processo editorial de forma gradual e sistemática.
- Manter as diretrizes do processo de avaliação por pares atualizadas e acessíveis, sempre informando claramente aos autores e revisores sobre os procedimentos e expectativas do processo editorial.
- Esforçar-se constantemente para elevar o nível científico do periódico, contribuindo para melhoria da qualidade dos artigos publicados e para o avanço da pesquisa na área.
Durante a avaliação:
- Zelar pelo cumprimento dos prazos de emissão de pareceres e de publicação dos artigos, buscando sempre a agilidade e eficiência no processo editorial.
- Fornecer comentários úteis e construtivos aos autores, independentemente da decisão de publicação.
- Assegurar que a decisão final sobre a publicação de um manuscrito seja baseada estritamente em critérios acadêmicos e de qualidade científica.
- Desenvolver e implementar sistemas eficientes para gerenciar conflitos de interesse entre autores, revisores e editores.
- Manter a confidencialidade de todos os detalhes do manuscrito, autores e revisores ao longo do processo de avaliação.
- Tratar todas as submissões de forma justa e imparcial, sem discriminação por gênero, afiliação institucional, nacionalidade, ou qualquer outro fator.
- Agir prontamente em casos de suspeitas de má conduta, conteúdo fraudulento ou incorreto.
Durante e após a publicação:
- Estimular e dar oportunidade a publicações de réplicas e tréplicas, promovendo um debate científico saudável e diversificado.
- Garantir que interesses individuais ou institucionais não afetem a imparcialidade e qualidade do conteúdo publicado.
- Assegurar que o material a ser aceito para publicação esteja em conformidade com normas éticas internacionalmente aceitas.
- Disponibilizar um mecanismo de ouvidoria para receber e tratar reclamações de autores e do público.
- Adequar a estrutura de gestão da revista, buscando implementar inovações e recomendações de melhores práticas sistematicamente.
Responsabilidades dos autores
Durante a pesquisa e antes da submissão:
- Garantir que o manuscrito e a submissão estejam segundo as políticas editoriais e instruções aos autores disponibilizadas no website do periódico.
- Assegurar que o manuscrito submetido é original e não foi publicado anteriormente, exceto nos casos permitidos (ver políticas de preprint e publicação prévia).
- Assegurar que o manuscrito submetido não está submetido ou sendo considerado para publicação em outra publicação.
- Obter autorizações por escrito (de pessoas, instituições, outros autores e/ou editores/editoras/publishers) sobre direitos autorais e crédito (fonte) para o uso de imagens, tabelas, figuras, métodos ou demais elementos utilizados no manuscrito.
- Certificar-se de que todos os indivíduos listados como autores contribuíram significativamente para a pesquisa e elaboração do manuscrito e informar as contribuições de cada autor de forma clara e precisa.
- Garantir que a pesquisa tenha sido realizada de maneira ética, tratando devidamente quaisquer sujeitos humanos ou animais envolvidos no processo de pesquisa.
- Obter a aprovação de um Comitê de Ética institucional, confirmando que os padrões éticos apropriados foram cumpridos e que todos os procedimentos foram conduzidos segundo os padrões éticos estipulados por organismos nacionais e internacionais de pesquisa, sempre que necessário.
- Declarar quaisquer conflitos de interesse, fontes de financiamento e outras informações relevantes que possam influenciar o processo de avaliação e a interpretação dos resultados da pesquisa.
Durante a avaliação:
- Responsabilizar-se por todos os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como pela exatidão e citação de todas as referências bibliográficas.
- Certificar-se de que o manuscrito não inclui dados fraudulentos, fabricados ou originados de qualquer forma de má conduta ou plágio/similaridade com outros trabalhos publicados.
- Responder pronta e profissionalmente a quaisquer questionamentos ou solicitações dos editores ou revisores, fornecendo informações adicionais ou esclarecimentos necessários.
Durante e após a publicação:
- Responder pronta e profissionalmente a quaisquer questionamentos ou solicitações durante as provas até a publicação definitiva.
- Notificar o editor sobre quaisquer erros significativos identificados no trabalho, seja antes ou após a publicação, e colaborar para corrigir tais erros, publicando correções, retratações ou adendos quando necessário.
Responsabilidades dos avaliadores
Durante a pesquisa e antes da submissão:
- Estar aberto a novas ideias, abordagens e diversidade de pensamento, avaliando-as de forma justa e equitativa, reconhecendo que a ciência está em constante evolução e que novas perspectivas contribuem para o avanço do conhecimento no campo da economia, administração e sociologia rural.
Durante a avaliação:
- Fornecer pareceres sobre os artigos que sejam claros, construtivos, detalhados e que auxiliem efetivamente os autores a aprimorarem a qualidade do manuscrito e/ou da pesquisa.
- Comprometer-se a completar a revisão dentro do prazo estipulado, garantindo a eficiência do processo de revisão por pares, comunicando prontamente ao editor qualquer impossibilidade de cumprir esse prazo.
- Assegurar que a avaliação seja imparcial e livre de preconceitos pessoais, institucionais ou geográficos, julgando o trabalho estritamente por seu mérito acadêmico.
- Preservar a confidencialidade do manuscrito e do processo de revisão, não utilizando informações obtidas para benefício próprio ou divulgando-as sem autorização prévia.
- Revelar imediatamente qualquer conflito de interesse que possa comprometer a imparcialidade da sua revisão e abster-se de avaliar submissões nas quais possa ter qualquer interesse pessoal ou profissional.
- Notificar os editores sobre quaisquer preocupações éticas percebidas durante ou após a avaliação, como violações no tratamento ético de sujeitos humanos ou animais, ou a suspeita de similaridades significativas com trabalhos já publicados.
Durante e após a publicação:
- Responder pronta e profissionalmente a quaisquer questionamentos ou solicitações dos editores acerca dos processos de que fez parte.
- Notificar o editor sobre quaisquer erros significativos identificados em trabalhos publicados.
Conflitos de interesse
Todos os autores, avaliadores e editores são obrigados a revelar qualquer possível conflito de interesse em relação ao artigo. Isso inclui, mas não se limita a, interesses financeiros, pessoais, políticos, intelectuais ou religiosos que possam influenciar a elaboração ou revisão do trabalho.
Os autores deverão informar a existência ou a inexistência de conflitos de interesse durante o processo de envio da submissão, e essa informação será publicada no artigo para garantir transparência aos leitores.
Avaliadores e editores devem recusar avaliação ou processamento de artigos com os quais acreditem possuir algum conflito de interesse, para que seja efetuada a substituição por outro avaliador ou editor.
Para investigação de suspeitas de conflitos de interesse não declarados identificados após a submissão, a equipe editorial realizará uma investigação preliminar com base nas diretrizes do COPE.
- COPE Council. COPE Flowcharts and infographics — Undisclosed conflict of interest in a submitted manuscript — English. https://doi.org/10.24318/cope.2019.2.6 ©2021 Committee on Publication Ethics (CC BY-NC-ND 4.0)
Se for detectado um potencial conflito de interesse, os autores serão contatados para fornecer esclarecimentos. Todo o processo de investigação e resolução será documentado para garantir transparência e integridade.
Apoio financeiro
Os autores devem fornecer informações sobre agências de fomento, com os números de identificação dos benefícios, para qualquer apoio financeiro recebido que seja diretamente relevante para o desenvolvimento do estudo ou para o pagamento de taxas de publicação associadas. Os autores devem observar as orientações definidas pelas fontes de fomento sobre como informar adequadamente o financiamento recebido.
Plágio e publicação duplicada
Casos de excesso de similaridade sem a devida atribuição que configurem plágio, assim como a submissão de trabalhos previamente publicados na íntegra ou com substancial sobreposição, configurando publicação duplicada, não serão tolerados. As orientações e fluxogramas do COPE (Committee on Publication Ethics) serão utilizados para analisar e decidir sobre como proceder em cada caso.
Plágio
A RESR adota uma postura rigorosa em relação ao plágio, o qual ocorre quando um autor apresenta o trabalho de outra pessoa (palavras, ideias, dados, evidências, argumentos, estilo ou qualquer combinação destes) como se fossem seus próprios, sem a devida atribuição ou permissão. Autoplágio (apropriação de ideias ou partes de trabalhos anteriores do próprio autor) e publicação duplicada também são consideradas formas de plágio.
Durante a etapa de avaliação preliminar, todos os artigos submetidos passam por uma avaliação de similaridade utilizando o software iThenticate©, que aponta as semelhanças do texto com outros previamente publicados. A partir do relatório gerado pelo software, a equipe editorial da RESR fará uma avaliação do resultado e, caso seja detectado plágio em partes do texto, os autores serão contatados para esclarecimentos. Caso os autores não forneçam explicações convincentes sobre o caso, a submissão será arquivada.
Durante o processo de avaliação por pares, os avaliadores também podem detectar suspeitas de plágio. Nesses casos, os avaliadores deverão comunicar a equipe editorial sobre o caso para que as medidas necessárias sejam providenciadas.
Para investigação dos casos de suspeita de plágio, a RESR utilizará os fluxogramas e infográficos do COPE para melhor guiar as decisões e ações a serem tomadas.
- COPE Council. COPE Flowcharts and infographics — Plagiarism in a submitted manuscript — English. https://doi.org/10.24318/cope.2019.2.1 ©2021 Committee on Publication Ethics (CC BY-NC-ND 4.0)
Publicação duplicada
Publicação duplicada, ou redundante, ocorre quando dois ou mais artigos compartilham o mesmo conteúdo principal (textos, dados, tabelas, figuras) sem referência adequada ou justificativa para tal. Isso inclui, por exemplo, a publicação do mesmo artigo em diferentes idiomas em periódicos diferentes. Caso a RESR descubra a existência de conteúdo duplicado na análise inicial, revisão por pares ou mesmo após a publicação do manuscrito, a equipe editorial entrará em contato com os autores para obtenção de mais informações e esclarecimentos para embasar as ações da revista. Para os casos de identificação após a publicação, as ações podem envolver correções ou mesmo a retratação do artigo da revista.
Para investigação dos casos de suspeita de publicação duplicada, a RESR utilizará os fluxogramas e infográficos do COPE para melhor guiar as decisões e ações a serem tomadas.
- COPE Council. COPE Flowcharts and infographics — Redundant (duplicate) publication in a published article — English. https://doi.org/10.24318/cope.2019.2.13 ©2021 Committee on Publication Ethics (CC BY-NC-ND 4.0)
- COPE Council. COPE Flowcharts and infographics — Redundant (duplicate) publication in a submitted manuscript — English. https://doi.org/10.24318/cope.2019.2.12 ©2021 Committee on Publication Ethics (CC BY-NC-ND 4.0)
Pesquisa envolvendo humanos e animais
Todas as pesquisas envolvendo seres humanos devem seguir as legislações nacionais e internacionais sobre o assunto. Em âmbito nacional, ressaltam-se as resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 466 de 12 de dezembro de 2012, que dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, e a nº 510 de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Em âmbito internacional, a Declaração de Helsinki aborda tais princípios éticos e deve ser observada.
Todo estudo envolvendo seres humanos deve garantir que os participantes forneçam seu consentimento informado. Este consentimento deve informar ao participante de forma clara os objetivos da pesquisa, métodos, riscos, benefícios e possibilitar o direito de retirada a qualquer momento. Tal documento deve ser assinado (digital ou manualmente) pelos participantes, e os pesquisadores podem ser solicitados a mostrá-los a qualquer momento durante o processo de avaliação do artigo.
Comitê de ética
Adicionalmente, as pesquisas que necessitem de aprovação em comitê de ética, conforme as resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 466 de 12 de dezembro de 2012 e a nº 510 de 7 de abril de 2016, devem apresentar o documento que comprove aprovação no comitê de ética institucional no ato da submissão do artigo à RESR. Este documento deve conter o nome do comitê de ética e o número de referência relativo ao processo de aprovação. Nos casos previstos em legislação em que não há necessidade de aprovação em comitê de ética, os autores devem enviar uma breve justificativa citando os pontos da legislação que corroboram o argumento.
Pesquisa com animais
Pesquisas que utilizem animais devem assegurar o tratamento adequado visando minimizar o desconforto, sofrimento, dor e estresse dos animais envolvidos. A pesquisa deve aderir às diretrizes de cuidado e uso de animais delineadas na Lei Arouca (Lei 11.794 de 8 de outubro de 2008), que estabelece procedimentos para o uso científico de animais.
Política de disponibilidade de dados abertos
A RESR está comprometida com a promoção da transparência, reprodutibilidade e integridade na pesquisa, e incentiva que os autores disponibilizem, quando possível, os dados utilizados no processo de pesquisa. Isso permite que outros pesquisadores possam reproduzir e verificar os resultados obtidos, fortalecendo assim a credibilidade e confiabilidade da pesquisa. A seguir estão detalhadas as políticas da revista sobre o assunto.
Compartilhamento de dados
A RESR encoraja fortemente que todos os autores compartilhem os dados que sustentam os resultados apresentados em seus artigos. Os dados devem ser compartilhados de maneira a permitir a validação, reanálise e replicação dos resultados.
Anonimização e privacidade. Para dados que incluem informações pessoais ou sensíveis, os autores devem garantir que estas sejam devidamente anonimizadas para proteger a privacidade dos indivíduos.
Declaração de Disponibilidade de Dados
Todos os artigos submetidos devem incluir uma “Declaração de Disponibilidade de Dados”, que será publicada juntamente com o trabalho, se este for aceito. Esta declaração deve detalhar:
- Como e onde os dados que suportam as descobertas do estudo podem ser acessados, incluindo o link para acesso (preferencialmente DOI);
- Condições de acesso, se houver; e
- Se os dados não estiverem disponíveis, as razões devem ser declaradas.
Repositórios
Recomenda-se que os dados sejam depositados em repositórios reconhecidos e acessíveis ao público. Os repositórios devem seguir padrões internacionais de arquivamento de dados para garantir a sua acessibilidade, preservação e qualidade.
Os autores podem utilizar as plataformas re3data.org e fairsharing.org para procurar repositórios, ou consultar uma lista de repositórios multidisciplinares e de áreas específicas em https://oad.simmons.edu/oadwiki/Data_repositories.
Citação de dados
Artigos que utilizem ou disponibilizem dados devem citá-los adequadamente no artigo. As citações de dados devem incluir, no mínimo: o autor/criador dos dados, ano, título do conjunto de dados, versão (se aplicável) e um identificador digital persistente (como um DOI). A citação de dados deve ser incluída na bibliografia do artigo.
Utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA)
A RESR está comprometida em manter os mais altos padrões de integridade e transparência em relação ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em nosso processo de publicação. À medida que estudamos o assunto, iremos desenvolver um conjunto mais abrangente de políticas que abordam as implicações do uso de ferramentas de IA em todas as etapas do fluxo de avaliação e publicação.
No momento exigimos a adesão de todos aos seguintes princípios fundamentais, elaborados com base nas recomendações do ICMJE e COPE.
Transparência e Declaração
- Os autores devem divulgar todos os usos de ferramentas de IA em suas submissões. Isso inclui, mas não se limita a, coleta de dados, análise, interpretação, redação ou revisão do manuscrito, e geração ou edição de imagens.
- Atualmente, exigimos que os autores divulguem todos os usos de ferramentas de IA na seção de Métodos ou em uma seção designada no final do manuscrito:
- Para usos envolvendo tratamento e análise de dados, os autores devem descrever a aplicação das ferramentas de IA na seção de Métodos do manuscrito.
- Para outros usos, como redação do manuscrito, revisão de texto ou geração ou edição de imagens, a seção dedicada no final do artigo deve ser utilizada. Os autores devem fornecer uma declaração detalhada das ferramentas de IA utilizadas, descrevendo seu propósito e extensão de uso.
Autoria e Responsabilidade
- Ferramentas de IA não podem ser indicadas como autores. A responsabilidade final pelo conteúdo do artigo recai exclusivamente sobre os autores. Contribuições de ferramentas de IA devem ser explicitamente mencionadas onde apropriado, mas não nunca como autores.
Desenvolvimento Contínuo de Políticas
- A revista está ativamente estudando e desenvolvendo políticas mais detalhadas que levem em consideração as variadas implicações do uso de ferramentas de IA por autores, revisores e editores ao longo do processo de avaliação e publicação.
Ao exigir essas declarações e aderir a esses princípios, visamos garantir o uso ético da IA, apoiando a transparência e a credibilidade da pesquisa científica publicada em nossa revista.
Reportando resultados de pesquisa (Reporting guidelines)
A RESR encoraja os autores a adotarem roteiros e checklists para elaborar textos mais completos, a fim de promover maior transparência, para que sejam mais reprodutíveis.
Os autores devem avaliar as checklists e roteiros abaixo, para avaliar qual pode ser mais adequado para relatar seus resultados, segundo as particularidades de cada tipo de pesquisa.
- SAGER Guidelines (Sex and Gender Equity in Research)
- Pesquisas que reportem sexo e gênero.
- Aplicável a todas as áreas de pesquisa.
- Objetivo: Promover a equidade de gênero e sexo na pesquisa científica, garantindo que estas variáveis sejam consideradas de maneira adequada.
- PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses)
- Revisões sistemáticas e metanálises.
- Multidisciplinar.
- Objetivo: Aumentar a transparência e a reprodutibilidade das revisões sistemáticas e metanálises.
- COREQ (Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research)
- Pesquisas qualitativas.
- Ciências sociais, saúde, educação, humanidades.
- Objetivo: Melhorar a transparência na publicação de pesquisas qualitativas.
- SRQR (Standards for Reporting Qualitative Research)
- Pesquisas qualitativas.
- Ciências sociais, educação, psicologia, humanidades.
- Objetivo: Melhorar a qualidade e a transparência nos relatos de pesquisas qualitativas.
- RATS (Relevance, Appropriateness, Transparency, Soundness)
- Pesquisas qualitativas.
- Ciências sociais, saúde, humanidades.
- Objetivo: Fornecer diretrizes para assegurar a relevância, a adequação, a transparência e a solidez em pesquisas qualitativas.
- CHEERS (Consolidated Health Economic Evaluation Reporting Standards)
- Avaliações econômicas em saúde.
- Economia da saúde.
- Objetivo: Prover um guia para relatar avaliações econômicas de intervenções em saúde de maneira clara e transparente.
- ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments)
- Pesquisas com animais.
- Ciências biológicas e biomédicas.
- Objetivo: Melhorar a qualidade e a transparência na publicação de pesquisas com animais.
- CARE (Case Reports)
- Relatos de caso.
- Área da saúde.
- Objetivo: Padronizar e melhorar a qualidade dos relatos de casos clínicos.
Outras checklists, roteiros e diretrizes podem ser consultadas no EQUATOR Network e no Research Reporting Guidelines and Initiatives do MEDLINE®/PubMed®.