Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d06e9690e8825763ff70b6e
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

DESENVOLVIMENTO DO SETOR AGRÍCOLA E SUAS DEPENDÊNCIAS

Otto Vergara Filho

Downloads: 0
Views: 781

Resumo

A busca de soluções efetivas para os entraves que impedem o desenvolvimento do setor primário tem desafiado os últimos governos da República, que, sem lograrem o perseguido sucesso, vêm atribuindo ao mesmo caráter de prioridade (ver evolução comparativa com os demais setores da economia). Uma das razões da falta de eficácia, nas decisões adotadas pelos governos, reside na visão compartimentada, ou mesmo hermética, que tais governantes vêm adotando em relação à agropecuária. Em poucas palavras, isto significa que as soluções têm sido encaminhadas de maneira isolada, o que, certamente, dificulta a possibilidade de se obter o desejado crescimento auto-sustentado do setor. A simples omissão em relação a um dos fatores condicionantes do desenvolvimento prejudicará o êxito dos esforços despendidos no aprimoramento dos demais. É objetivo do presente trabalho revelar os principais condicionantes para o desenvolvimento do setor, colocando em evidência sua complexidade, bem como o papel desempenhado pelas atividades de apoio à agropecuária. Em seguida, são indicadas estratégias que permitam as mudanças nas tendências observadas, dentro do enfoque sistêmico sugerido, como a preocupação com todos os fatores que afetam o desenvolvimento do setor. Finalmente, são delineadas diretrizes prioritárias para que os objetivos de modernização do setor sejam alcançados dentro de uma política agrícola consistente com a realidade sócio-econômica do país.

Referências

1. BNDE. Planejamento integrado para agricultura. Rio de Janeiro, 1979.

2. CLINE, W. R. Análise de custo-benefício de projetos e irrigação no Nordeste. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 2, n. 2, dez. 1972.

3. CIBRAZEM. Conselho Nacional de Abastecimento (CONAB). Cadastro nacional de unidades armazenadoras. Brasília, Ministério da Agricultura, 1978.

4. INSTITUTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA (IEA). Informações econômicas. São Paulo, Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, 1978.

5. _________. Prognóstico 78/79. São Paulo, Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, 1979.

6. RESENDE, Eliseu. Transporte e produção. Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT),1977.

7. SAMPAIO, Yony et alii. Política agrícola no Nordeste; intenções e resultados. SUPLAN - MA/PIMES - UFPe, Recife, 1978. (Série Estudos Sobre o Desenvolvimento Agrícola, 11).

5d06e9690e8825763ff70b6e resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections