Integração do agricultor no processo de produção e distribuição de novos conhecimentos: implicações teóricas, práticas e metodológicas
Ivo Alberto Schneider
Resumo
O presente artigo examina o papel do agricultor na produção e distribuição de novas informações, especialmente as de natureza tecnológica, a partir de um modelo alternativo de comunicação fundamentado nos modelos clássicos de comunicação. Inicialmente, faz-se uma ligeira revisão de pesquisas em comunicação, realizadas de forma seqüencial e acumulativa, e suas implicações teóricas, práticas e metodologia, questionando-se algumas sugestões geralmente presentes nestas investigações e elaborações teóricas. A partir de uma amostra aleatória simples para uma população rural típica do Estado do Rio Grande do Sul, utilizando-se um instrumento de coleta de dados, estruturado quanto à forma mas não quanto ao conteúdo, verificou-se que agricultores estão aptos a participar do processo de produção e distribuição de novos conhecimentos, a partir da manifestação de seus problemas sentidos e vividos, constituíveis em dados úteis para pesquisadores, tomadores de decisões de políticas agrícolas etc., quando coletados de forma sistemática e periódica.
Referências
-
CHANG, H.C. & LIONBERGER, H.F. Farm information for modernizing agriculture: the taiwan system. New York, Praeger Publishers, 1970.
-
COUGHENOUR, M. C. Some general problems in diffusion from the
perspective of theory of social action. University of Missouri. Research
Bulletin, n. 186, 1967.
-
GUERRERO, J.L. An operational approach to development: a research action
proposal on the relationship of communication and change. Mass media as feedback channel. Philipines, Asian Institute of Management, 1973. (Mimeo.).
-
McDONOUGH, A.M. Information economics and management system New York, McGraw Hill Book Co., 1963.
-
NEWCOMB, T.M. An approach to the study of communicative acts. Psychological Review. n. 60, 1953.
-
RAO, R.C. Communication linkages in transfer of agricultural communication. Economic and Political Weekly, n. 53, 1972.
-
RILEY, J. & RILEY, M. Mass communication and the social system. Sociology to day. New York, Basic Books Inc., 1959.
-
ROCHIN, R.I. Responsiveness of subsistence farmers to new ideas: dwarf wheat on unirrigated small holdings in Pakistan, Land Tenure Center, n. 88, 1972.
-
SHANNON, C. & WEAVER, W. The mathematical theory of communication. University of Illinois Press, 1949.
-
SCHNEIDER, I.A. Análise de uma linha de investigação científica orientada para o desenvolvimento rural. Revista do IFCH. UFRGS, ano 3, 1973; Revisão de Economia Rural. SOBE R, v. 14, 1976.
-
WESTLEY, B.H. & MACLEAN, M. A. A conceptual model for communication research. Journalism Quarterly, n. 34,1957.