Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d8665190e8825971a82c050
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO RURAL PELOS AGRICULTORES DE BAIXA RENDA DO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

José Valdeci Biserra

Downloads: 0
Views: 867

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é o de analisar a utilização do crédito disponível pelos agricultores de baixa renda do Canindé (CE). Os dados foram obtidos da amostra de agricultores, entrevistados em 1975, que constaram do projeto "Alter- nativas de Desenvolvimento para grupos de Baixa Renda na Agricultura Brasileira". A metodologia usada foi, basicamente, a análise tabular e descritiva. Os resultados confirmam a reduzida utilização do crédito institucional quer pelos produtores de baixa renda quer pelos parceiros. Cerca de 40 por cento dos agricultores recorrem ao crédito não institucional e a cooperativa agrícola é citada como a principal fonte de crédito institucional. Como sugestões de política para incrementar o uso do cré- dito rural, cita-se o fortalecimento da cooperativa agropecuária e propõe-se o esta- belecimento de acordos entre o Banco do Nordeste e o serviço de extensão.

Referências

1. ARAÚJO, 1. T.: Comercialização do algodão em caroço nos municípios de Quixadá e Missão Velha. Departamento de Economia Agrícola, Universdade Federal do Ceará. Fortaleza, 1975. (Dissertação de Mestrado).

2. BISERRA, J. V.: Uso e impacto do crédito na produtividade dos insumos e a alocação dos fatores de Produção na agricultura. Município de Missão Velha (CE), 1971. Departamento de Economia Agrícola, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1976.(Série Pesquisa, 3).

3. DI LLON, J. L. & MESQUITA, T. C.: Atitudes dos pequenos agricultores do sertão do Ceará diante do risco. Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1976. (Série Pesquisa, 12).

4. DUARTE, J. C. e outros: Aspectos sócio-econômicos da cultura de algodão arbóreo. Ministério da Agricultura - SUPLAN. Brasília, 1972.

5. LIMA, D. M. de A.: Viabilidade econômica de cultivos a tração animal em algodão mocó pelos agricultores de baixa renda. Municipio de Canindé - Estado do Ceará - 1973n4. Departamento de Economia Agrícola, Universiddade Federal do Ceará. Fortaleza, 1975. (Dissertação de Mestrado).

6. MIAJA e outros: Mercado e comercialização dos principais produtos agricolas do Nordeste. Recife, 1969.

7. PATRICK, G. F.: Pobreza rural no Brasil: determinantes e alternativas- Orientações para a Análise. Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1975.

8. REEDER, J. G.: Consumption Behavior of Cotton Farmers in the Northeast of Brazil. The Ohio State University. Columbus, 1975. (Tese de Mestre).

9. SANDERS, J. H. & ALMEIDA, W. G.: Fontes de variação de renda de pequenos proprietários e parceiros com sugestões para políticas (1973- 1974). Departamento de Economia Agrícola, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1976. (Série Pesquisa, 14).

10.SUPLAN/MINISTÉRIO DA AGRICULTURA: Relatório final do grupo de trabalho para promoção de agricultores de baixa renda. SUPLAN.

5d8665190e8825971a82c050 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections