UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO RURAL PELOS AGRICULTORES DE BAIXA RENDA DO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ
José Valdeci Biserra
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é o de analisar a utilização do crédito disponível pelos agricultores de baixa renda do Canindé (CE). Os dados foram obtidos da amostra de agricultores, entrevistados em 1975, que constaram do projeto "Alter- nativas de Desenvolvimento para grupos de Baixa Renda na Agricultura Brasileira". A metodologia usada foi, basicamente, a análise tabular e descritiva. Os resultados confirmam a reduzida utilização do crédito institucional quer pelos produtores de baixa renda quer pelos parceiros. Cerca de 40 por cento dos agricultores recorrem ao crédito não institucional e a cooperativa agrícola é citada como a principal fonte de crédito institucional. Como sugestões de política para incrementar o uso do cré- dito rural, cita-se o fortalecimento da cooperativa agropecuária e propõe-se o esta- belecimento de acordos entre o Banco do Nordeste e o serviço de extensão.
Referências
1. ARAÚJO, 1. T.: Comercialização do algodão em caroço nos municípios de Quixadá e Missão Velha. Departamento de Economia Agrícola, Universdade Federal do Ceará. Fortaleza, 1975. (Dissertação de Mestrado).
2. BISERRA, J. V.: Uso e impacto do crédito na produtividade dos insumos e a alocação dos fatores de Produção na agricultura. Município de Missão Velha (CE), 1971. Departamento de Economia Agrícola, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1976.(Série Pesquisa, 3).
3. DI LLON, J. L. & MESQUITA, T. C.: Atitudes dos pequenos agricultores do sertão do Ceará diante do risco. Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1976. (Série Pesquisa, 12).
4. DUARTE, J. C. e outros: Aspectos sócio-econômicos da cultura de algodão arbóreo. Ministério da Agricultura - SUPLAN. Brasília, 1972.
5. LIMA, D. M. de A.: Viabilidade econômica de cultivos a tração animal em algodão mocó pelos agricultores de baixa renda. Municipio de Canindé - Estado do Ceará - 1973n4. Departamento de Economia Agrícola, Universiddade Federal do Ceará. Fortaleza, 1975. (Dissertação de Mestrado).
6. MIAJA e outros: Mercado e comercialização dos principais produtos agricolas do Nordeste. Recife, 1969.
7. PATRICK, G. F.: Pobreza rural no Brasil: determinantes e alternativas- Orientações para a Análise. Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1975.
8. REEDER, J. G.: Consumption Behavior of Cotton Farmers in the Northeast of Brazil. The Ohio State University. Columbus, 1975. (Tese de Mestre).
9. SANDERS, J. H. & ALMEIDA, W. G.: Fontes de variação de renda de pequenos proprietários e parceiros com sugestões para políticas (1973- 1974). Departamento de Economia Agrícola, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1976. (Série Pesquisa, 14).
10.SUPLAN/MINISTÉRIO DA AGRICULTURA: Relatório final do grupo de trabalho para promoção de agricultores de baixa renda. SUPLAN.