Revista de Economia e Sociologia Rural
https://revistasober.org/article/5d87d5df0e88253b2039c6a1
Revista de Economia e Sociologia Rural
Artigo original

MUDANÇAS NO PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO AGROINDUSTRIAL: O CASO DO NORTE DO PARANÁ

ANTONIO GOMES DE ASSUMPÇÃ0; LAUDENIR APARECIDO GALINA; REINALDO CONSONl.

Downloads: 2
Views: 856

Resumo

No presente artigo discute-se a dinâmica do relacionamento entre a agroindóstria e a agricultura, a partir da identificação de dois padrões de desenvolvimento agroindustrial. No primei- ro, a disponibilidade da matéria-prima é o fator de atração para a indóstria processadora. Este padrão prevaleceu na agroindóstria tradicional, como a do mate e da madeira, e do café, algodão, soja e pe- cuária no norte do Estado do Paraná. No segundo, a existência prévia de matéria-prima deixa de ser condição preponderante para a decisão de instalação e/ou expansão agroindustrial. São exemplos a sericicultura, a cana-de-açócar, a'Stévia e a laranja. Enquanto no primeiro padrão o produtor rural detém certo grau de liberdade em suas decisões, no segundo perde sua autonomia e passa a um siste- ma de produção integrada: as decisões econômicas sobre o que, quanto e como produzir, transferem- se para a agroindóstria.

Palavras-chave

expansão agroindustrial, integração agricultura/indóstria, economia para- naense.

Referências

IPARDES. Estudo de integração de polos agroindustriais do Paraná. Primeira fase: le- vantamentos e estudos iniciais. Curitiba, 1974. 76p.

IPARDES. Agroindlistria e cooperativas no Paraná.Curitiba 1985a.

LAUSCHNER, R. Agroindlistria como Fator de Fortalecimento do Setor Agrícola. ln: Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural. Brasília, Vol. 18, 1980. Número especial.


Submetido em:
06/09/1990

Aceito em:
31/01/1991

5d87d5df0e88253b2039c6a1 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections